quinta-feira, novembro 11, 2010

CURIOSIDADES

Nas recentes eleições americanas foi a votos no estado de Washington, na costa Oeste dos Estados Unidos, uma proposta para criar um novo imposto sobre os contribuintes com rendimentos mais elevados (1%). A receita daqui proveniente serviria para financiar a educação e a saúde.
A proposta foi rejeitada com os votos de 66% dos eleitores. Notável. Atrevo-me a dizer que se tal proposta fosse feita em Portugal ou em qualquer outro país da Europa seria aprovada por uma maioria esmagadora. Os eleitores americanos sabem bem que o aumento excessivo e desproporcionado da carga fiscal sobre o rendimento das pessoas prejudica todos ao afectar a actividade económica em geral e normalmente não conduz a um aumento da receita fiscal. De facto, a rapacidade fiscal fomenta a “emigração” dos contribuintes com mais rendimentos, diminui o incentivo para obter rendimentos altos e promove a evasão.

1 comentário:

  1. Conclusão precipitada. É preciso ver os níveis de abstenção, não vá ter-se dado o caso de estes serem muito elevados e os 66% que rejeitaram a proposta serem precisamente aqueles a quem a medida ia afectar.

    ResponderEliminar