Rui Rio tem, como todos nós, muitos defeitos. Mas tem, entre outras, uma qualidade: -Não vira a cara à luta! E sabe "comprar" uma briga. Normalmente acerta e o Porto dá-lhe razão. Foi o caso do túnel de Ceuta, do Bairro do Aleixo, para nomear alguns exemplos.
A minoria de esquerda na CMP, o PCP, não tem razão para se indignar. Saramago não representa valores com que a maioria se identifique. Veja-se o recentemente relatado processo de seneamentos no DN, a sua intolerância(no livro Caim chamou "FDP" a Deus, se bem que depois o tenha ouvido retratar-se)e a declaração de um certo distanciamento pelo seu País em relação a Espanha. As atitudes, as opções, são livres e devem ter consequências.
Assim é que é! Sem problema!
Acresce que, não me esqueço, quando em anterior mandato, cfr relatado, o CDS sugeriu o nome de uma rua e o competente voto na Assembleia Municipal do Porto para um falecido lider concelhio da JP, o Gonçalo Begonha, tal foi inviabilizado.
A tolerância, o espírito democrático tem um só lado?
Não tem e não pode ter!
Mas os media têm alguma força e relatam com insistência as ideias, as dores de um dos lados. É este caso Saramago, é a "grande notícia" da questão do terceiro género, do estafado "problema" dos gay dadores de sangue. Talvez por isso muitos órgãos de comunicação social estejam em agonia, mas isso é outra conversa. Só que não há dúvida que há uma agenda que nos tem sido imposta. Mas aí de quem o denuncie. É ou não é?
Enfim, percebo Rio. Mas já agora, uma coligação serve também para, na hora da verdade, vincar princípios. Não estaria mal ao CDS, que tem estado muito calado e que viu os seus vereadores votar de forma desigual, até porque tem memória, impor uma solução para o caso.
A começar exigir ao PCP que altere o texto da divulgada proposta. "A CMP curva-se..."????
A acabar por exigir que seja perpetuado pelo Município o nome do lider da JP, Gonçalo Begonha, que tudo deu pelas suas ideias, pela JP, pelo CDS e pelo seu Concelho.
Acho um bocado exagerado comparar o Gonçalo Begonha, o qual eu tive o prazer de conhecer pessoalmente com o José Saramago, prémio Nobel da literatura e o escritor Português mais conhecido no mundo.
ResponderEliminarMeu caro
ResponderEliminarA comparação não é entre duas pessoas que já não estão entre nós. Se a crítica é só essa...
JG
É isso a política tem gestos.A democracia pratica-se, de facto!
ResponderEliminarTenho todo o respeito pelos falecidos mas fins trágicos não devem levar a um apagão da história.
ResponderEliminarO Gonçalo Begonha foi meu colega na universidade e era um péssimo exemplo de pessoa. Era um bom aluno mas muito "graxista", elitista e com pouco respeito às outras pessoas, inclusive professores.
É provavelmente um dos piores e exemplos que eu alguma vez vi da falta de solidariedade para com os colegas.