sexta-feira, julho 16, 2010

...mais uma dica para o debate neste Sábado

Começou a campanha maior de sempre de promoção do Douro, a envolver todos os municípios da região, com um investimento de 465 mil euros.

E, a campanha da candidatura do Vale do Douro a Maravilha Natural de Portugal, é lançada pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), em conjunto com a Turismo do Douro e outras entidades, e arranca nesta primeira fase na imprensa generalista e Metro do Porto.

António Martinho, presidente da Turismo do Douro, “de braço dado e em sintonia. E é esta coesão que pode garantir um futuro sustentável e dar a conhecer a todos a oferta extraordinária da região, sem dúvida uma das mais belas do nosso país”.

A campanha surge no âmbito da candidatura às Sete Maravilhas da Natureza.

O mote – “Maravilhe-se com ele” – desenvolve-se em várias peças, através de um rio que fala por si e revela, através dos seus reflexos e do seu próprio discurso, toda a riqueza, história, arte, gente, saberes e sabores da região. É o Douro apresentado ao mundo na primeira pessoa: selvagem, humano, intemporal, generoso, romântico, laborioso e fervilhante.

O Vale do Rio Douro é considerado uma das 77 Maravilhas Naturais do Mundo, a par de outras como o chileno Deserto de Atacama e o Monte Olimpo, da Grécia, de um grupo inicial de mais de 440 candidatos ao concurso que decorreu no ano passado a nível global. Foi, aliás, a única candidatura portuguesa a qualificar-se para a segunda fase da eleição das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

Entre outras, o Douro ainda reúne as insígnias de mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do Mundo (1756) e Património da Humanidade da UNESCO (2001). Detém, desde 2008, o qualificativo de Destino Turístico de Excelência, pela Organização Mundial do Turismo e, no ano passado, foi também considerado pela National Geographic Society como o 16º melhor destino mundial para turismo sustentável e o 7º melhor da Europa, de entre 133 candidatos.

Apesar da crise internacional que também afecta o sector do Turismo, a procura no Douro registou mesmo um crescimento de taxas de ocupação em 2009 e está bem consolidada e com resultados positivos em 2010. O que reflecte a crescente aposta na qualidade da oferta turística do Vale do Douro e vem premiar todos os seus responsáveis, diz António Martinho: hotéis, casas rurais, quintas vinícolas, restauração e todas as outras actividades que mostram aos turistas as variadas formas de desfrutar o Douro. Para 2012, segundo o presidente da Turismo do Douro, o objectivo é atingir o meio milhão de dormidas/ano na região.

E, pergunto eu???

Perante isto tudo como é possível avançar-se, sem mais, com a contrução das barragens em causa?

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