sexta-feira, junho 18, 2010

NOTAS

1- Ontem (17/06/2010) conferência no Palácio da Bolsa promovida pela Missão do Douro à volta do tema das vantagens económicas e do turismo no Douro património mundial.
Fiz intervenção à volta da questão das Barragens do Sabor e do Tua. Deu para agitar as águas antes do debate que o Nortadas vai promover.
Entidades oficiais e politicos do "status quo" claramente incomodados com o tema. Naturalmente que não responderam às questões.
Embaixador da Unesco faz intervenção chamando a atenção para a necessidade de se preservar o Douro tal como está e dá exemplo de uma recente decisão de desclassificação na Alemanha (em Dresden) pelo simples facto das entidades oficiais terem feito uma ponte e uma estrada.
EDP presente e após simpática e breve conversa em principio estará disponivel para o nosso confronto de ideias.
No intervalo fiquei surpreso com a reacção das pessoas, muito positiva e interessadas no assunto, a darem os parabéns pela intevenção e com vontade de estarem presentes no debate.

2- Reunião com o Museu do Douro. Correu francamente bem.
A coisa promete.
Segunda feira reunião final de preparação.
Tudo aponta para dia 17 de Julho de 2010.
Francisco compra o bilhete que também tens lugar no pulpito.

3- À noite conferência promovida pelo Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogado com o Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas Carlos Moreno.
Conferência interessantissima. Fiquei impressionado com o pessimo estado das coisas. Ainda pior do que eu imaginava.
O conferencista disse tudo o que havia a dizer e sem papas na língua. Só faltou dizer - façam uma revolução que isto de outra maneira não vai lá.
As ideias mais importantes a reter:
-A divida pública é superior a 235% tendo em conta que ninguém sabe bem os valores que estão nas sociedades anónimas de capitais exclusivamente público nem nas empresas municipais.
-O Tribunal de Contas sendo independente está verdadeiramente maneatado na sua actuação pelo poder politico.
- Por isso é impossível sancionar os maus gestores dos dinheiros públicos.
- O Presidente do TC é nomeado pelo poder politico, portanto, quem controla é nomeado pelo controlado.
- As leis financeiras públicas são feitas pelo Governo ou AR e nenhuma delas se preopcupa em permitir ao Tribunal de Contas punir os maus gestores públicos.
- Uma promiscuidade muito grande entre os politicos e os lobys de influencia.
- Veja-se a quantidade de Ministros das Obras Públicas que passado uns anos de entregarem obras de grande valor vão para grandes lugares nas empresas beneficiadas (ex. Lusoponto, Mota-engil)
Segundo o conferencista é preciso que a geração dos 30/35 anos de idade tome conta disto porque a geração dos politico que por aí andam já não muda e está prevertida e comprometida com o sistema.

a bem da Nação!!!

1 comentário:

  1. Bravo Francisco por essa valorosa e corajosa intervanção sobre o os crimes da EDP nos vales do Tua e Sabor. Ousar falar!

    ResponderEliminar