quarta-feira, junho 16, 2010

Mudam-se os tempos???!!!...

Tive um bisavô ligado às músicas. Foi músico, compositor e maestro. Como pessoa activa que era fundou ainda no Porto uma casa comercial de instrumentos, acessórios e pautas musicais (o cd estava então ainda por inventar).
Nesta sucedeu-lhe seu filho, e meu avô, ao que parece bastante menos activo que seu pai e, seguramente, sem grande queda para gerir um negócio, pelo que aquela casa musical acabou por sucumbir.

Foi-se, assim, o ganha-pão de meu avô, mas, e bem pior que isso, pelo caminho haviam ficado também alguns credores. Como resolver o problema? A falência resolveu naturalmente a questão legal, mas não lhe solucionou a da honra.
Pois bem, sua mulher, minha avó, que então já leccionava no velho colégio von Hafe (de algum modo precursor do actual colégio alemão no Porto), multiplicou-se em aulas extra particulares.
Foram aulas de francês e de inglês, foram aulas de alemão e de piano, foram horas e horas de aulas, mas todos os credores se viram pagos na íntegra.

Veio-me esta história hoje à memória por, enquanto tomava o café matinal, ter ouvido alguém que contava, a outro alguém, como tinha deixado os parvos dos credores a arder, explicando as movimentações, naturalmente legais, que imprimira ao seu rabo para lhe evitar a seringa.
Porém, ao invés de o confidenciar de modo envergonhado, fazia-o em tão claramente audível nas mesas circundantes e até no balcão onde eu tomava o meu café, como se tal façanha, para o seu ego-chico-espertista, fosse mesmo uma questão de honra!
E o outro alguém ainda ouvia tais feitos com a vénia devida a tamanha esperteza...

3 comentários:

  1. É a "esperteza" dos Loureiros e dos socratinos, dos sobreiros e majores, é o "progresso" destes arrivistas, caro FranciscoRF. A honra é para eles apenas um trambolho e por isso não a têm. Deviamos dar-lhes com o trambolho na cabeça e um chuto no cú.

    ResponderEliminar
  2. Será que foi sempre assim? No tempo do regime antigo algo se mudou? Imagino que com a ditadura algo se ia mantendo fora, mas se calhar o espirito estava lá. Mas todos os dias se vê e se têm propostas(quer com IVA ou sem IVA, das empregadas domesticas aos profissionais independentes, por todo o lado), etc. Não foi sem duvida a "educação" que nos livrou disto, ou pelo menos a actual.
    TV

    ResponderEliminar
  3. Olá - Tem mais alguma história sobre o Colégio Von Hafe? A sua avó era a única professora? Que tipo de escola é que era? Estou a fazer uma pesquisa sobre o Colégio - Obrigada.

    ResponderEliminar