quarta-feira, maio 12, 2010

Papa

A visita do Papa começou da melhor forma. Para aqueles que gostam de atirar pedras e enxovalhos, julgo que a frase “maior perseguição à Igreja” não vem de “inimigos de fora, mas nasce do pecado da Igreja”. diz tudo.

A multidão que hoje se reuniu em Lisboa é bem sinal de que a fé e os valores da igreja católica estão bem vivas num Portugal à deriva.

Bem apelou Bento XVI aos católicos para se envolverem na politica. Com os valores da igreja e não com os valores do dinheiro...

5 comentários:

  1. «A multidão que hoje se reuniu em Lisboa é bem sinal de que a fé e os valores da igreja católica estão bem vivas num Portugal à deriva.»

    Discordo a multidão, uma multidão qualquer, nunca é sinal de coisa alguma a não ser da existência da própria multidão. Uma multidão é apenas uma multidão, heróica e acéfala, como demonstrou G. le Bon.
    A multidão que se reuniu em Lisboa para ver o Papa vai hoje à noite fornicar sem preservativo e vai amanhã divorciar-se, se for caso disso. Reuniu-se para ver o Papa, como se reúne para ver o Tony Carreira.
    A grande vantagem de Bento XVI sobre João Paulo II (e, já agora, sobre Carlos Furtado) é que Bento XVI não tem quaisquer ilusões sobre a real valia destas multidões.

    ResponderEliminar
  2. Toma lá que já almoçaste, como dizia o outro - que é para aprenderes a não andares a apregoar em vão o 3º segredo de Fátima, parte II (a parte I teve a ver com o atentado ao Papa João Paulo II, como por certo te lembras. Agora a sério: para quem quiser atirar pedras e enxovalhos (estranho grupo no qual me incluo) a coisa está cheia de pontas. Ernesto

    ResponderEliminar
  3. Já agora ajudava a perceber a ideia no seu comentário se esclarecesse a que "pedras e enxovalhos" se refere.
    O comentário do Papa é uma mera constatação de algo já amplamente referido por outros. Só que o Papa insiste em chamar "pecados" ao que outros chamam "crimes".

    ResponderEliminar
  4. Burqa,
    O pecado não exclui o crime e o Papa é Papa, não é polícia nem juiz. A ele compete-lhe falar da salvação das almas; a outros, do julgamento dos crimes.
    De um modo geral, a noção de pecado é mais exigente do que a de crime. Há muitos pecados que não são crimes; não sei se há algum crime que não seja também pecado.

    ResponderEliminar
  5. Funes,o memorioso,
    Crimes que não sejam pecados?
    Passear-se vestido de Burqa na Bélgica...
    Denunciar um segredo de Estado (p.ex.Vanunu em Israel).E muitos mais.
    Uma vez que refere a salvação de almas como "unica " competencia do Papa neste assunto , talvez durante a visita ao Porto lhe possam sugerir aprender a cantar o Fado e com as multidões de nortenhos à sua volta cantar ao som da voz da Amália,
    Que Deus me perdoe
    Se é crime ou pecado
    Mas eu sou assim
    E fugindo ao fado,
    Fugia de mim.
    Cantando dou brado
    E nada me dói
    Se é pois um pecado
    Ter amor ao fado
    Que Deus me perdoe.

    ResponderEliminar