quarta-feira, abril 14, 2010

Pedofilia

A prática da pedofilia deve ser punida de forma exemplar, seja ela praticada por quem for. Mas querer confundir a árvore com a floresta é algo com que não posso concordar e demonstra bem a má fé de alguns que aproveitam a maré para atacar a Igreja Católica. O passado tem que ser desmascarado mas para isso é preciso coragem, coragem que efectivamente tem sido demonstrada pelo actual Papa. Infelizmente o ser- humano tem defeitos, seja ele um padre, bispo, arquitecto ou qualquer outra profissão. É certo que esperamos, os crentes pelo menos, que os membros da igreja católica tenham um comportamento quase sobre-humano. Mas quem vem acusar a igreja no seu todo são exactamente aqueles que não acreditam nela e que diariamente a atacam com os mais ignóbis comentários. Que não acreditam em Deus e olham os padres e bispos como portadores de uma mensagem de charlatice. Que bela contradição que os "arautos da verdade" pregam.
Hoje está bom de ver que existem situações criadas por pessoas individuais que a igreja enquanto entidade condena.
Assim, deixemos em paz a igreja e deixar que cumpra a sua missão, e acuse-se os homens pelos crimes que eles cometeram.

3 comentários:

  1. Ana Salomé12:14 da tarde

    Caro Carlos, concordo inteiramente consigo. Um aspecto que sempre me confundiu foi esta pretensão, daqueles que não a acreditam na Igreja, de a regular e de ajuizarem das suas regras. Não faz sentido nenhum.
    Espero contudo que a Igreja saiba aproveitar a oportunidade que surge por detrás de todo o sofrimento e tristeza que os acontecimentos têm provocado e possa ressurgir na plenitude e na universalidade da sua mensagem, dirigida a todos os Homens de boa vontade, a todos aqueles que anseiam por um pouco mais de Esperança, Amor e Paz.

    ResponderEliminar
  2. Desculpe lá, meu caro, mas o seu argumento não faz sentido nenhum. A Igreja revela uma fraqueza crassa. E o que o meu amigo quer é que os inimigos da Igreja não explorem até à exaustão essa fraqueza. Salvo o devido respeito, isso é absurdo. É como se o partido comunista da ex-URSS pedisse aos anti-comunistas que se abstivessem de explorar a seu favor o acidente de Chernobil. Ou como se os americanos pedissem aos talibãs que se abstivessem de explorar a seu favor um bombardeamento acidental de civis no Afeganistão.
    Não faz sentido.
    Os inimigos da Igreja estão a usar os casos de pedofilia registados na Igreja, para lançar uma campanha contra esta?
    Pois estão. E como haviam de não estar? Tolos seriam eles se o não fizessem. A Igreja não se pode queixar.
    É também por isto que não há razão nenhuma para a Ana Salomé se sentir confundida. E, salvo o devido respeito, se é, de facto, comum os que não acreditam na Igreja manifestarem a pretensão de dizer o que é que a Igreja deve fazer e pensar, não é presentemente esse o caso. Ninguém está a ajuizar da regras da Igreja, nem a questão é doutrinária. Todos estamos de acordo que Jesus Cristo não estará neste momento particularmente orgulhoso da Sua Igreja.
    A realidade é clara:
    - houve actos de pedofilia praticados por membros do clero;
    - a hierarquia tentou, tanto quanto possível, evitar o escândalo;
    - não conseguiu e a bomba explodiu-lhe das mãos.
    Os inimigos da Igreja aproveitam a oferta e exploram-na ao máximo a seu favor. O que é que existe aqui de confuso? Confuso seria que assim não sucedesse.

    ResponderEliminar
  3. É desta: vamos queimar as igrejas todas. Ernesto

    ResponderEliminar