sábado, abril 24, 2010

Cravos e espinhos



Esta foto é do dia 26 de Abril de 1974.
Esta gente juntou-se ali perto do Prado do Repouso, que era onde ficava a sede da Pide no Porto. Esta multidão que ali se juntou queria forçar o fim dessa polícia política, pois nessas horas ainda não estava claro se a Pide acabava mesmo ou se era recuperada pelo novo regime.

Havia um grande entusiasmo e uma enorme excitação : a primeira prioridade e a primeira exigência era que se pusesse fim à polícia política e que se responsabilizassem os seus agentes em função dos actos que haviam cometido. Sem isso o 25 de Abril seria apenas um reles golpe de Estado de uma clique de oficiais do quadro que queria melhores salários.

Mas para mim esta foto tem uma outra curiosidade : é que eu estava lá, no meio dessa multidão (aliás, julgo reconhecer-me entre aqueles rostos), a ouvir-lhes os comentários, a gritar com eles, a acreditar com eles, a empurrar com eles. E apesar da miséria moral em que o país se atolou, sinto ainda hoje que naquele tempo cumprimos a tarefa que estava na ordem do dia : pôr fim a um regime injusto e abrir uma janela de esperança.

Às vezes é mesmo preciso sair à rua.
E se necessário, voltar a sair.

3 comentários:

  1. A desilução é muita ( monopólios, corrupção, desigualdades sociais e regionais, péssima mobilidade social), mas ao menos somos livres. Valeu a pena.

    ResponderEliminar
  2. Vamos a isso, douro!

    um abraço
    JAC

    ResponderEliminar