terça-feira, março 16, 2010

O mito dos 3%


Anda por aí muita gente muito excitada com o PEC e outros quejandos esforços para levar Portugal, que é como quem diz, os portugueses, a "só" ficarem a dever 3 euros por cada cem do orçamento de Estado, todos os anos!!!

Não sei se fui suficientemente claro: o objectivo não pode, não deve e é injusto que seja reduzir o défice para 3% do PIB. Os meus filhos, e creio que os vossos também, não merecem isso.

O único objectivo moralmente aceitável, para qualquer geração, há-de ser o do equilíbrio orçamental. Isto é tanto mais importante quanto nós sabemos que o País gosta de investir em projectos de rentabilidade duvidosa, como Sines (ainda por rentabilizar), o Alqueva (será que algum dia se rentabilizará) ou Alcochete (que toda a gente informada sabe que nunca será rentável, como não o foi Beja apesar dos Mateus que prometem "exporta peixe" de Beja...).

Além de tudo o mais, porque o Estado deve dar o exemplo: se queremos que os portugueses poupem, então que o Estado comece por só gastar aquilo que consegue arrecadar!!!

É possível um Portugal melhor. É preciso é querer!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário