terça-feira, janeiro 05, 2010

Planos inclinados


Dizem que foram entregues cerca de 500 planos anti-corrupção a um tal Conselho de Prevenção da Corrupção, um apêndice do Tribunal de Contas que agitou o rabo por causa do escândalo da sucata.

Há quem ache isto muito bom (veja-se um editorial do Público de hoje). Pois eu acho isto péssimo. Outros queixam-se de que ainda são poucos planos, que já devíamos estar nos 700 e que ainda há muitas centenas de entidades públicas sem plano anti-corrupção. Eu queixar-me-ia de serem planos demais.

Não conheço nem li nenhum desses planos e por acaso até gostava de ler um. Para rir-me. O que é que pode ser um plano anti-corrupção, por exemplo, da Câmara de Matosinhos? Que balelas lá escreverão para entreter os senhores do tal Conselho?

Tudo isto é um faz de conta sem sentido. Mesmo que existissem 5000 planos não seria por causa dessas resmas de papel, que se arrumarão na estante do fundo da repartição, que mudará um iota a dinâmica mafiosa que se apoderou do aparelho de Estado. Trata-se apenas de uma reacção burocrática que nos distrai do essencial: da degenerescência do nosso aparelho judicial e da falta de transparência das decisões dos que exercem algum poder.

Enfim, uma fantochada.

3 comentários:

  1. Há tempos li um documentário fidedigno sobre a venda de veiculos do exercito para um país africano. Do rol de contemplados com «incentivos», constava também uma tal Autoridade Contra a Corrupção!!! Escrevia-se com MAIÚSCULA E TUDO!!!

    Cá, é delirante esta farsa branqueadora que o «SISTEMA» resolveu criar para atirar areia aos olhos da turba já preocupada!Pra inglês ver!!!

    O «nosso» ACCA fez coisas patéticas! Desde não investigar, o que se impunha, até denunciar (permitindo que fosse violado o sigilo...) ao presumível infractor as acusações feitas por quem tinha o dever de supervisionar!!!

    A entidade que foi usada para suprir a inacção da AACC (a SEALOT) quando chegou aos pontos mais melindrosos (eventual corrupção) saíu-se com esta: «estes assuntos relacionados com eventual corrupção estão a ser tratados pelo Tribunal!) e não estavam! O Tribunal só estava a apurar se os termos usados pelo queixoso eram ou não «excessivos»!!! Nada se investigou de melindroso, tudo ficou nas águas do bacalhau dos amigalhaços!!!


    Isto vai «explodir» diz Cavaco!!! Medina Carreira já o anda a dizer há muito! o plano inclinado para o abismo só tem sido amortecido por balões de oxigénio... a pandemia continua e sem fim à vista!

    ResponderEliminar
  2. Tem razão. E esta história dos planos é tanto mais grave, quanto com ela se induz no cidadão comum a ideia de que se está a fazer alguma coisa para combater a corrupção.

    ResponderEliminar
  3. Caro rouxinol, quando o leio até me arrepio e fico sem palavras mas com vontade de explodir.
    Caro Funes, obrigado pela sua reacção e um abraço caloroso deste seu assíduo leitor

    ResponderEliminar