quinta-feira, dezembro 03, 2009

Um escuro claro


A Lua afasta-se anualmente cerca de 4 cm da Terra. È por isso que chegarà o momento (mas ainda falta um pedaço) em que não mais se poderà assistir a um eclipse total do sol.

Porque razão “foge” a Lua da Terra?
È um bocado complicado para um leigo como eu dar uma explicação inteligìvel, mas esse alargar progressivo da òrbita da Lua à volta da Terra resulta de um fenòmeno ligado às marés e às forças gravitacionais que se exercem mutuamente entre os dois planetas e que, por causa da diferença de velocidade da rotação da Terra (24h para uma rotação completa) comparada com a velocidade da translação da Lua à volta da Terra (cerca de 27,5 dias para uma òrbita completa), ‘devolvem’ à Lua uma força que a afasta, ao mesmo tempo que trava a rotação da Terra (nos pròximos 100 anos o dia serà mais longo 2 milésimos de segundo).

Parece confuso? Claro que não é claro, mas é isso que me fascina nestas noites lìmpidas e frias em que parece que nada muda. E é também por isso que gosto de pôr o nariz no ar e olhar aquele ‘escuro’. È um escuro mais vivo que os vivos-mortos em que tropeço no dia-a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário