terça-feira, dezembro 22, 2009

Cinzento carregado

Um observador normal dirá sem hesitação que o quadrado A é mais escuro que o quadrado B. E, no entanto, engana-se rotundamente: A e B são exactamente da mesma côr e tonalidade, são o mesmíssimo cinzento. Se quiser confirmar, esconda com a ajuda de um lápis a coluna horizontal que se intercala entre as colunas respectivas. Acredita agora?

Há uma maioria de pessoas que ainda pensa que no actual PS há militantes que são outra 'música' que a do Sócrates. Do meu ponto de vista e à luz do que se foi passando ao longo deste ano, essa esperança é uma ilusão. Custa-me dizê-lo, até porque fui dos que também a acalentou, mas chega um momento em que não vale a pena enganarmo-nos mais. O PS socratino transformou-se numa mera agremiação do chefe, à sua imagem e ao seu gosto. Os que tinham espírito crítico e inteligência cívica distanciaram-se e os que por ali se mantêm resignaram-se a serem meros cúmplices de um descalabro político e de uma degenerescência esquizofrénica.

O PS faz parte do problema nacional e não há nada a esperar dele a não ser o agravamento do desastre que se aproxima. Não há lá sensibilidades diferentes, mas clans de interesses e de oportunismos. E são todos do mesmo cinzento. Cada vez mais carregado, aliás.

Sem comentários:

Enviar um comentário