quarta-feira, outubro 28, 2009

Peixe graúdo

Vale a pena espreitar este site para perceber melhor a ligação de certos escritórios de advogados ao poder político instalado. É tudo contratos por ajuste directo e não se incluem as empresas públicas. Deixo aos interessados a oportunidade para vasculharem quem são os amiguinhos, na certeza de que isto merecia um estudo aprofundado para o qual não tenho nem tempo nem pachorra.

Três notas, todavia, para aguçar a vossa curiosidade:

a) Como se explica que em 234 contratos de prestação de serviços jurídicos por ajuste directo nos últimos doze meses, num valor global (à hora a que escrevo) de mais de 8 milhões de euros, 54 (cerca de 3 milhões de euros) tenham ido parar às mesas da mesma sociedade de advogados: Sérvulo (Correia) & Associados?

b) Como se explica que no mesmo dia 17 de Setembro a Administração Hidrográfica do Norte tenha concluído 4 contratos por ajuste directo com o mesmo escritório de advogados (Sérvulo & Associados) em que cada contrato ronda os 340 mil euros, mas em que se compreende mal em que é que diferem no objecto? Para permitir o ajuste directo?

c) Mais comezinho mas ainda assim picaresco: a Câmara de Gondomar ao contratar os serviços do escritório Alex Himmel & Associados está ou não a contratar com o escritório em que pontificava o genro do Presidente da Câmara de Gondomar, o Dr. Alex Himmel que entretanto abriu cartório notarial no centro do Porto?

Há ajustes directos curiosos.

5 comentários:

  1. Caro Douro,

    Apenas para felicitar o seu post. Pena é que entre tantos meios de comunicação social nenhum se interesse por estes verdadeiros "fenómenos".

    Por ex., uma investigaçãozinha na Administração Hidrográfica do Norte.

    Abraço,
    Murphy

    ResponderEliminar
  2. os procuradores preocupam-se mais com os efeitos mediáticos do que com as estatísticas!!! sabem que um destes dias sempre podem receber um convite de um dos adjudicantes...

    ResponderEliminar
  3. bem completadas as reticências...

    ResponderEliminar
  4. Hmmmm... deixe-me lá ver... hmmmm... talvez porque o escritório em questão seja o melhor em Portugal na área, destacadamente, e um dos melhores da Europa em Direito Público...

    Naaa... Contratemos mazé em diversidade, mesmo que a qualidade não seja tão boa...

    Há gente que ou escreve por puro ressabianço neste mundo blogosférico que mais se assemelha ao spot publicitário da leopaldina, ou então é desinformado/carente de atenção... É que ele há de tudo...

    ResponderEliminar