domingo, outubro 18, 2009

Dilemas

Agora que já se percebeu que não vai haver maioria, perdi os pruridos em escrever sobre este meu dilema. Não tenho dúvidas que seria melhor para o País se tivessemos um governo de maioria, fosse ele por acordo de coligação, fosse por acordo de incidência parlamentar.

Concedo que não será fácil negociar qualquer dos dois, com o ex/futuro PM Socrates. Porque este não tem grandes razões para mudar as suas políticas, pese embora elas lhe tenham custado a maioria, visto que ganhou as eleições. Apenas necessita de mudar de tom, procurar os acordos onde eles sejam possíveis e vitimizar-se sempre que não o sejam. Não duvido que nesse registo, após as presidenciais, poderá pedir ao Povo nova maioria.

Por outro lado, os partidos da oposição encontram-se entre a espada e a parede. Os da esquerda porque não tiveram votos para fazer a maioria sozinhos, não tem condições para negociar. Os da direita, porque só ganha quem não for para o Governo... se o outro for. E isso, assumindo que seria difícil para o que fosse para a coligação, descolar-se da imagem do PM, para melhor e para o pior.

Acontece que, sendo assim, nenhum dos dois irá para o Governo. E, não ganhando o País nada com isso, também não é óbvio perceber qual dos dois ganhará.

Estou certo que Paulo Portas e a sua direcção já pensaram sobre isto. Não duvido que saberão capitalizar na excelente oposição do passado, para agora fazerem ainda melhor, com mais gente e melhores propostas. Do lado do PSD o risco é o da balcanização. Creio que já o perceberam, muitos dos seus líderes, mas não sei se conseguem descortinar uma via para impedirem essa balcanização.

Só espero, sinceramente, que a estratégia do CDS - dos dois o único partido com rumo, liderança e projecto - permita obviar aos problemas mais sérios que o País enfrentará no próximo ano. E que isso permita fazer a diferença que responda ao meu dilema: que um dos dois partidos da direita consiga ganhar, estando os dois na oposição. Neste caso, o CDS. Que bom seria para o nosso futuro colectivo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário