sábado, março 21, 2009

Preservativos

O assunto é requentado aqui no Nortadas, mas os últimos dias de intenso trabalho impendiram-me de contribuir para o debate. Mas gostaria de deixar aqui algumas notas sobre o assunto, ainda por cima pois Januário Torgal Ferreira recolocou o assunto na ordem do dia.

1º - Sou a favor do uso do preservativo,e a Igreja Católica deveria abandonar a ideia da sua proibição. As relações sexuais são uma realidade à qual não vale a pena fugir. Não somos uns coelhinhos iguais aos do Louçã, mas claramente a actividade sexual faz parte da vida humana e o seu desejo é natural e salutar. Não coloco com isto em causa a lealdade dentro do casamento, mas nem toda a gente é casada. Por isso, como dizia um padre no curso de noivos em que faz tempo participei, "antes de chover, chuvisca e portanto toca a usar o preservativo".

2º - Não é o preservativo que vai acabar com a sida, mas que ajuda é uma realidade. Assim sendo, o Papa deveria estar atento a essa realidade. Como diz Torgal Ferreira, convinha que fosse melhor aconselhado. Ainda por cima numa região onde a sida cresce a olhos vistos e onde a prática sexual tem indices mais elevados.

3º Convinha também que as palavras do Papa fossem vistas no seu total enquadramento e não retiradas de contexto.

E terminava recuperando as palavras do Ventanias que, aqui no Nortadas, lembrava que quem mais faz pelos pobres e os doentes em África é nem mais nem menos do que a Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário