quinta-feira, março 05, 2009

Mitos


Damos por certas , coisas que o não são. Pensamos conhecer assuntos e afinal ignoramos a verdade porque alguém , algures, em algum momento, lhe acrescentou um ponto ou lhe retirou um elemento e assim consolidou uma asneira , que é o que as meias-verdades são sempre. E a asneira ou inverdade transforma-se com o tempo , que lhe dá uma patine, que lhe empresta uma credibilidade e... pronto, entra no nosso património do 'conhecimento' embora seja moeda falsa. Mas como tem valor de mercado, a gente troca-a sem se dar conta sequer de que aquilo é apenas um mito, uma lenda, uma inverdade.

Estamos rodeados e entulhados em mitos. Proponho-me desmontar alguns e hoje começo pelo que reza que os algarismos e o nosso sistema numérico foram inventados pelos árabes. Em boa verdade, isso é inteiramente falso.

Os algarismos 0 a 9 vêem da Índia e o mito da sua origem árabe decorre do facto de terem sido conhecidos e a seguir utilisados por um 'árabe' ( se calhar nem sequer era árabe, mas apenas muçulmano) chamado Abu ‘Abd Allah Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, matemático e astrónomo que viveu no séc. IX na Ásia Cerntral ( nasceu algures no que hoje é o Uzbequistão). O seu mérito foi o de ter adoptado essa simbologia originária da Índia e que se viria a transmitir ao mundo ocidental através expansão do mundo islâmico.

O seu a seu dono!

douro

Sem comentários:

Enviar um comentário