segunda-feira, março 23, 2009

ESTÁ TUDO DOIDO

Parece que há no Parlamento Europeu quem queira acabar com os tratamentos por “Sr.” e “Sra.”, passando todos, homens e mulheres, a ser designados apenas pelos nomes. Como sou ingénuo, ainda pensei que a preocupação estava no excesso de formalidade que atinge certos países, com Portugal à cabeça, mas não, o problema não é esse. Existem, pelos vistos, iluminados que acham que o tratamento por “Sr.” ou “Sra.” é sexista, nem mais nem menos. Eu de doidos percebo pouco, mas esta gente vai-nos dar cabo da vida e do juízo. O próximo passo, como é bom de ver, será acabar com os nomes nas suas variantes masculina e feminina. Chamar, por exemplo, Paulo a um homem e Paula a uma mulher é sexista. Por isso, uma vez que a adopção como designação única do nome Paulo também é sexista, o Parlamento Europeu vai decretar que todos os Paulos passem a denominar-se Paulas , os Carlos mudam para Carlas e por aí fora.

5 comentários:

  1. Não faz sentido. Sentido faz passarmos a ter neutros: Paule e Carle, p. ex.
    De resto, a questão é anjtiga. Por alguma razão, Jesus Cristo escolheu Pedro e lhe disse: Pedro, tu és pedra. Seria sexista e homofóbico dizer: Paulo, tu és Paula.

    ResponderEliminar
  2. Ó Bernarda estás a exagerar...

    ResponderEliminar
  3. A coisa é fácil de resolver: devem passar todos a tratar-se por pá. E por tu, claro. Já se estão a ver os diálogos:
    - Ó pá, o teu tempo de intervenção acabou!
    - Desculpa lá, pá, mas não acabou nada, o PSD teve muito mais tempo que eu, pá!
    Se for assim, o melhor é convidar para presidente do Parlamento o português que mais pás exibe no seu léxico: o Otelo Saraiva de Carvalho. Ernesto Serna

    ResponderEliminar
  4. Pois eu ainda me lembro do tempo em que todos e todas eram senhores, ou senhoras.

    Hoje em dia, raramente o são, muito menos assim são designados, apenas se distinguem os melhor apresentados; esses, são doutores ou doutoras. Mas mesmo esses também já foram despromovidos, porque já nem são senhores, nem merecem ser tratados pelo nome de família, passaram a ser apenas o dr. paulo ou a dra teresa...

    Vamos bem, vamos...

    ResponderEliminar
  5. Talvez porque nos tempos que correm já não haja diferenças entre senhor e senhora... ou porque em determinados casais seja difícil aferir a forma mais correcta de tratamento social!!!!

    ResponderEliminar