quinta-feira, março 19, 2009

É IMPORTANTE PRESERVAR

A propósito da discussão que pelo mundo fora vai sobre a sida e os preservativos, queria sublinhar uma nota que me parece importante. Ao contrário do que muitos acham, com boa ou má intenção, o Papa não disse que quem é portador do HIV e é sexualmente activo não deve usar preservativo. Também não disse que não devem usar preservativos os que têm uma vida sexual variada no que toca à companhia. O crescei e multiplicai-vos cristão não é para aplicar aos portadores do HIV, como qualquer pessoa de boa fé admite.
O que o Papa diz, e não é nada de novo nem surpreendente, é que o preservativo não é uma solução única e absoluta para a sida - o que até é verdade porque, como se sabe, por vezes nem preserva bem -, e que se deve antes valorizar e promover a abstinência e a fidelidade conjugal. Isto, de resto, é dito e redito pela Igreja há centenas de anos, muito antes de haver sida.

2 comentários:

  1. Exactamente, Bernardo.
    Foi factualmente isso.
    Tenho tentado explicar isto ao Ernesto Senra, relativamente a um post que ele escreveu abaixo, mas não tenho conseguido...

    ResponderEliminar
  2. Acima de tudo, exige-se responsabilidade a quem tem uma grande influência sobre as pessoas, como é o caso da igreja.

    ResponderEliminar