Ficaria muito estranho não escrever umas linhas sobre o congresso do CDS. Por isso mesmo aqui vou deixar algumas considerações:
1) Não fui e como tal os meus comentários serão feitos com base no que li, até porque resolvi não incomodar muito quem foi.
2) Paulo Portas venceu o congresso que já se sabia nunca perderia. Estes congressos que apenas servem para aplaudir líderes não fazem o meu género. Fui e sou contra directas. Ok, é mais democrático e tal e coisa. Então que se façam as directas mas não apenas para o líder. Para os órgãos todos e com o método de Hondt.
3) Filipe Anacoreta Correia e o AR venceram a aposta. O caminho que têm vindo a percorrer tinha este fim de semana uma primeira prova de fogo. FAC passou-a bem. Diz quem viu que esteve bem. Com um discurso leve mas directo, com uma postura serena mas critica. Alternativa com Responsabilidade. A partir daqui a responsabilidade aumentou. Espero que consigam manter a serenidade. Melhor, estou certo que sim.
4) Manuel Queiró perdeu. Entalado entre a direcção e uma iniciativa organizada, ficou bem patente que ser "voluntário" não dá nestas coisas da politica.
5) Ganhou a democracia interna com a aprovação do método de hondt na eleição para alguns dos órgãos nacionais e na eleição de delegados ao congresso. Este método tem a virtude de tornar tudo mais transparente. Como prova disso mesmo a eleição de Pedro Pestana Bastos para o Conselho Nacional de Jurisdição. Ganham todos os que o compoêm, pois assim não pairam fantasmas.
6) Pareceu-me morno os discursos de Portas. Melhor talvez o de encerramento do que o de abertura. Mas pode ser mesmo impressão. O primeiro ouvi-o na televisão. O segundo na rádio. É como ver um jogo de futebol na tv ou ouvir o relato na rádio. Este é sempre muito mais mexido.
7) Não houve surpresas nos órgãos nacionais. Prometidas foram tantas Andorinhas mas nem uma se vê. Mais do mesmo. Parece pouco para quem quer apostar na conquista de eleitorado.
Enfim, o partido que esteve no caldas parece unido para os desafios que aí vêm. Aguardemos para ver se chega. Bom trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário