Analisar a entrevista é um processo complicado. E são vários os pontos de vista por onde poderiamos fazê-lo:
a) o que disse ter feito para evitar a crise
b) o que não disse vir a fazer para evitar a crise
c) o que não disse e vai fazer tendo em vista que vai provocar eleições legislativas em Junho
e depois para os interessados nos assuntos de comunicação a postura de Ricardo Costa.
E confesso que o que mais despertou o interesse foram os pontos b) e c). Ainda nessa noite pude afirmá-lo claramente, no Porto Canal, que esse foi o momento em que Socrates não foi o mestre do disfarce. Socrates que até aí tinha aguentado as estocadas de Ricardo Costa, fraquejou. E fraquejou porque esta era a verdade escondida. O resto são "mentiras tantas vezes contadas que até parecem verdades".
Já sabemos que actuaram na educaçáo, com os resultados que conhecemos, embora Socrates negue as evidências mais evidentes: que têm vindo a recuar e a ceder.
Já sabemos que tem uma paixão doida por ventoinhas o que se pode comprovar por idas sem fim a Viana. Já lá foi colocar uma pedra, inaugurar a fábrica e "benzer" uma hélice. Deve estar a voltar pois já passaram 2 meses sem se deslocar ao Minho.
Já sabemos que aguentaram o BPN por existir risco para a banca e o BPP porque também sim, emboram tenham dito o seu contrário com a mesma cara com que se desdisseram.
Enfim, Sócrates mostrou-se um bom "respondedor" de perguntas. Mostrou que se preparou para a entrevista e que acredita em "pareceres e estudos".
Mas o que Socrates vai fazer nos próximos dias?
a) aposta nas obras públicas e na politica de betão?
b) vai injectando dinheiro nas empresas que lhe apetecer?
c) vai procurar empresários que aceitem ficar com empresas falidas do que fará alarido e chamará fanfarras, e entregar à sucapa e em contrapartida empresas saudáveis aos mesmos empresários?
d) criar PME Invest sucessivos e injectar dinheiro nas PME?
e) vai baixar impostos?
Julgo que irá fazer as cinco. Justificando-as a todas. A baixa dos impostos fará lá para o mês de Abril como preparação para as eleições de final de Junho.
Não aposto, mas acredito nãao andar muito longe da verdade. O tempo o dirá.
Sem comentários:
Enviar um comentário