quarta-feira, outubro 29, 2008

Metro, Porto e uma ideia de cidade

Por causa do post do Zé lembrei-me de uma conversa recente com um amigo que conhece bem por dentro o metro e o seu projecto. Conhece-o mesmo desde a sua geneses era ele ainda um projecto.

A questão que lhe coloquei era simples: é melhor a Boavista ou o Campo Alegre.

respondeu-me que as duas tem vantagens e desvantagens:
vantagens da Boavista - a requalificação urbana que o metro costuma fazer iria transformar uma da mais feias avenidas.

desvantagens da Boavista - como iria ser de superficie causaria transtorno ao transito, além que de pereiro para baixo nao tem clientes.


vantagens do campo alegre - serve uma série de zonas estudantis e a ligação com matosinhos é igualmente boa

desvantagens do campo alegre - ser a obra feita quase toda enterrada com consequentes incomodos no transito

Respondi-lhe que eu o que queria mesmo era que a solução encontrada estivesse de acordo com um ideia de cidade e com o seu desenvolvimento.

Olhou para mim com ar incrédulo: "Achas que alguém pensa?"

3 comentários:

  1. Que tal pelo oceano? E não acho que "de pereiró para baixo não tem clientes"... Eu seria um deles! O mais engraçado é ver ambos os percursos no site da Metro e reparar que na linha do Campo Alegre o dito cujo vai pela Av.D.Nuno Álvares Pereira. Aquela que era para ante-ontem mas que há-de ser para os meus bisnetos...

    ResponderEliminar
  2. repito o que já havia dito no meu comentário ao post anterior.
    é evidente que a Boavista é um erro!!!

    ResponderEliminar
  3. E há aidna uma alternativa: por Aldoar e Ramalde, servindo os bairros sociais.

    ResponderEliminar