Pois a SIC não. Para eles, o Governo falhou porque nem todos os computadores tinham o controlo parental activado.
Incrível.
Primeiro, porque esta informação não foi dada como um alerta aos pais, sensibilizando-os para a necessidade de controlarem o acesso dos filhos à internet.
Depois porque essa falta de aviso implica uma concepção do mundo que não partilho; para mim, a primeira responsabilidade na educação dos meus filhos é minha (e da minha Mulher).
Finalmente, porque procura desvirtuar uma coisa boa através da busca dos pequenos detalhes que a podem por em causa. Assim, é difícil andar para a frente.
Concordo, meu caro.
ResponderEliminaresta história do Magalhães, que te dá tanto contentamento é um mero truque de propaganda ( mais um )de um governo tão populista como o de Chavez, apenas mais requintado. De que valem uns contentores de computadores( que nos quiseram impingir que eram Portugueses)atirados ás escolas, quando estas muitas vezes não têm as condições mínimas para receberem alunos ? De que valem estes computadores, quando o ministério incentiva e obriga mesmo através de pressões sobre conselhos directivos e professores, ao facilitismo no ensino( a Ministra até já fala em taxas de aproveitamento de 100% no 9º ano ) ? A imagem de um Sócrates ( e mais 16 membros do governo!!!!!)a dsitribuir computadores rodeado de meninos(arrepia-me pensar que podia ser um filho meu )é exactamente igual a um Valentim Loureiro ou a um José Eduardo dos Santos a distribuirem eléctrodomésticos. Eu gostava de ver o Primeiro nas 2 ou 3 escolas que vi esta semana fechadas pelos Pais das crianças, porque ou não tinham condiç~es ou porque não tinham pessoal sufciente para garantir a segurança dos alunos.
ResponderEliminarNuma coisa concordo contigo, assim não vamos para frente !
Carlos da Maia
Ai Magalhães, Magalhães
ResponderEliminarTal qual Deuladeu Martins
Distribuindo os seus pães
Conseguindo obter os seus fins!...
Nota: A heroína da História de Portugal conseguiu que os castelhanos levantassem o cerco ao castelo de Monção pensando que havia fartura de comida e ... eram os últimos pães que sobraram.
O governo, pode ter falta de alguns projectos conducentes a um desenvolvimento sustentável, mas tem abundância de «show-off» e sacia certas «fomes» que andam por aí!... levando muito água ao moinho da publicidade!
bom senso?
ResponderEliminarbom senso é o que tem faltado a este governo( e a todos os outros) no campo da educaçao.
http://www.cenpec.org.br/modules/news/article.php?storyid=626
um estudo que contraria a ideia de que e bom dar computadores as criancinhas.
talvez o governo tambem deva atender a estudos ja feitos, ou ate encomenda-los, sobre como agir na educaçao. diria ate que pode considerar-se mais importante neste caso do que nos casos do tgv e aeroporto.
ja sei, a deformaçao do tgv ve-se e nas pessoas nao. alias, um burro com um computador ja e doutor (nao e assim que se costuma dizer?).
proximo objectivo:
ter pessoas deformadas com o 12º... va la, juntem isso ao computador e nao digam que nao fica bonito! so nao os deixem abrir a boca...
viva o "pogresso"!
francisco gm
Meus caros,
ResponderEliminarRoma e Pavia não se fizeram num dia.
Eu não disse, nem penso, que não haja problemas mais sérios na educação. Mas isso não me impede de pensar que facilitar o acesso ao computador, sobretudo de quem não pode ou tem dificuldades, é uma coisa boa.
E, seja como for, o essencial do post é sobre outra coisa; sobre a forma como a notícia foi dada. Aí é que está o busilis. Neste caso.
Meu caro, como é natural nunca julgaria que achásses que tudo na educação seriam maravilhas em Portugal, pois sei que daí correm ventos lúcidos e esclarecidos. No entanto, continuo a discordar contigo, porque acho que se a SIC fez esse reparo, fez muito bem e aínda bem que o fez!Estes Magalhães foram apresentados num programa específico para crianças e foi com naturalidade que o governo informou que o acesso a portais não próprios seria obstaculizado, mas acontece que mais uma vez o que o governo diz não se confirma !Depois de toda a encenação propagandística à volta do Magalhães, com o canal público a servir de correia de trsansmissão do marketing governamental, é de louvar um canal de televisão que faz o seu papel.
ResponderEliminarJulgo mesmo, que esta "Democracia " Portuguesa vive o seu momento mais negro desde 1975. Nunca o pluralismo de opinião, a liberdade de expressão estiveram tão em causa em Portugal, através do controlo, do garrote que o governo exerce sobre a comunicação social.Esta frase " Tenho alguma consideração pelo seu accionista, vamos a ver se isso não se altera no futuro " dita por um Primeiro Ministro em França, Inglaterra, Espanha...., provocaria tais repercussões que levaria, estou convencido, à demissão do governo. Em Portugal não, em Portugal tudo é possivel.....
Abraço
Carlos da Maia
Ó meu caro Carlos da Maia,
ResponderEliminarSem querer entrar pelos problemas da propaganda/publicidade, a que aludi no post, onde não concordo é no seguinte:
Talvez o Governo tenha falhado e não haveria mal nenhum em "noticiá-lo"; o problema é que numa situação destas, a notícia maior é a do aviso aos pais, coisa que a SIC não fez.
Na verdade, o Governo até poderá corrigir o problema, mas não faz sentido ficar sempre à espera que os governos nos resolvam os problemas. Muito pelo contrário, compete-nos resolver muitos problemas, em especial aqueles que dizem respeito ao bem estar dos nossos filhos.
Estou convencido que se tivéssemos o hábito de resolver os nossos problemas, não aceitaríamos tão facilmente que os governos nos complicassem tanto a vida.
Quanto ao mais, poderemos conversar mais longamente em próxima oportunidade.
Grande abraço