terça-feira, junho 10, 2008

Ter ou não ter o cartão

A úllima polémica no PSD tem que ver com alegado "veto de gaveta" à entrada de novos militantes. Estes dizem-se surpreendidos por terem apresentado a sua filiação há anos e, por sua vez, o partido não reconhece a sua condição de filiados. E não são militantes quaisquer, são até deputados eleitos.

Ninguém fica bem neste episódio.
Os deputados porque passado tanto tempo, tantos actos eleitorais, tantos eventos, só agora, ainda para mais noutro ciclo, se lembrarem desta alegada falha.
O partido por não apresentar uma justificação consistente.

Mas isto é um problema do PSD que não é o meu partido. o problema é a morte do até agora conhecido sistema de participação sem criação de outro em substituição.

Os militantes não se sentem chamados a participar, os partidos não o pretendem verdadeiramente e não sentem falta disso. Os militantes assim não conseguem militar. Os partidos fecham-se mais sobre si próprios. Esse sim é que é o problema.

Manuel Alegre viu bem a questão e está a ensaiar um novo modelo de intervenção dos cidadãos, que parecem motivados a aderir, com vista à promoção das esquerdas e afirmação das suas verdadeiras propostas. Este é de facto um problema!

Sem comentários:

Enviar um comentário