terça-feira, junho 24, 2008
Alguém explica o que isto significa? Para nós?
Depois não venham dizer que desbaratamos os fundos todos em cimento...
Nem muito menos que não havia alternativas. A propósito, a legenda é assim: a vermelho, a AV, que é como quem diz o TGV; a azul, a VE, que é como quem diz as velocidades modernas do pendular, MAIS A POSSIBILIDADE DE TRÁFEGO DE MERCADORIAS!!! Por isso é que os espanhóis, nuestros hermanos, lhe chamam tráfego misto.
Não é preciso ser engenheiro, nem especialista, para perceber que a história está toda mal contada... ou é?
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Está mal contada e muito.
ResponderEliminarDá para entender pelo mapa que apresenta que qualquer uma das opções inicialmente apresentadas (em "t" ou em "l") não fazem sentido.
Mas não será propriamente mau para nós, se pensarmos na reformulação do projecto em Portugal para articular com o espanhol.
É que a única ligação que parece fazer sentido é no eixo da IP4, ou seja, por Bragança/Quintanilha...
Apesar da sua muito boa vontade, caro Miguel Valério, o que o mapa aponta claramente é:
ResponderEliminar1º a prioridade conferida à modernização de linhas de VE, até 250km/h, para TRÁFEGO MISTO;
2º a indiferença das distâncias para Madrid caso se optasse por sair por Salamanca, em relação à hipótese espúria de se construir uma linha de TGV até ao Caia/Badajoz, que depois não tem continuidade em Espanha, e que obriga a construir outra linha paralela para ligar os portos de Lisboa, Stetúbal e Sines, para mercadorias, até à mesma fronteira;
3º que a opção pelo TGV de Lisboa a Badajoz é mais um daqueles deslumbramentos provincianos que tanto tem prejudicado o nosso País;
4º que a ligação das empresas exportadoras à Europa além Pirinéus, por ferrovia, será mais rápida por Vigo, ou ainda melhor, se da fronteira (creio que Valença) se ligar directamente a Ourense;
5º que os brigantinos terão possivelmente a hipótese de apanharem o TGV de Pontevedra/Santiago a Madrid, assim ficando mais próximo da capital ibérica do que de Lisboa;
6º por último e mais importante, que tudo o que nos tem andado a impingir sobre a rede ferroviária nacional é falso, baseado em informações falsas e prejudicado por premissas que se desconhecem e norteado por interesses que não se compreendem.
Cumprimentos
Desculpem, quanto ao 1º ponto do anterior, deve ler-se a "prioridade conferida por Espanha" e pode interpretar-se por "a prioridade que devia ser conferida por Portugal"...
ResponderEliminarNão era propriamente boa vontade, seria mais ironia. Mas sim, parece que andamos a ser gozados este tempo todo.
ResponderEliminarOu isso, ou se o TGV realmente for para a frente da forma que está programada, ainda vamos ver os "viajantes" a terem que trocar de transporte na fronteira...
abraço.,