quinta-feira, março 20, 2008
Linha do Douro
O assunto é me grato por várias razões: pessoais e profissionais. Mas aqui o que interessa mesmo é o interesse de uma região e do seu desenvolvimento turistico. O Douro tinha até há pouco tempo apenas a atracção vinícola. O vinho de mesa e em especial o Porto eram os cartões de visita de uma região muitas das vezes esquecida pelo poder central. Os acessos rodoviários não são dos melhores e a linha do comboio, a Linha do Douro, foi vetada ao esquecimento. Bem como a do Tua.
Só que agora o Douro é mais do que vinho. O turismo de qualidade é uma realidade e promete crescer. Abençoada iniciativa privada, que precisa agora de decisões politicas para um desenvolvimento integrado.
E uma das tarefas cujo pontapé de saída pertence aos politicos é exactamente a linha de comboio. Esquecida durante anos necessita não só de ser melhorada como reactivada entre Pocinho e Barca de Alva. As razões são fáceis de ver e basta auscultar quem por lá vive e trabalha.
Mas como no Douro náo estão milhões de votos e não envolve milhões de euros, acaba por ser assunto menor comparado com uma OTA ou um TGV.
E o Portugal real fica uma vez mais esquecido
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É bom lembrar quem esqueceu esse troço... e quem começou já a esquecer aquele outro do Tua.
ResponderEliminarDurante os últimos 25 anos em que muitas linhas foram fechando, nenhum dos políticos locais se lembrou delas... a não ser como ariete político contra o governo central se o mesmo era de diferente cor.
Gastaram-se milhões em projectos de desenvolvimento local, sem que as autarquias locais abrangidas tivessem tido a imaginação suficiente para fazer vingar projectos interessantes na vertente turística.
O Metro de Mirandela na linha do Tua terminará um dia destes, depois de um prejuízo de milhões, um acidente fatal recente e perante a eminência de uma barragem que afogará o lindíssimo troço até ao Tua...
Sem honra, assim acabará uma linha centenária, talhada na rocha e gravada na vida de muitos.