quarta-feira, outubro 10, 2007

Salgueiros II

O meu Boavista está em muitos maus lençóis.
a) falta dinheiro
b) a equipa está fraca
c) os sócios e adeptos não comparecem aos jogos
d) não existe empatia entre a direcção e a massa associativa


como se chegou a este estado é mais dificil de explicar. Mas algumas são conhecidas:

a) construção de um estádio sem os apoios que receberam os outros clubes (obrigado rui rio)
b) investimento em contratos de jogadores que foram ao mundial da Coreia mas que não jogaram (obrigado antónio oliveira que preferiu os de outros clubes onde certamente tinha mais amigos)
c) ter sido campeão nacional teve custos de contratos, prémios de jogos (obrigado pacheco que eu ainda hoje festejo)

estas eu ainda percebo, mas existem outras mais dificeis de explicar:

a) jogadores caros que não jogaram nem um minuto
b) não aproveitamento de juniores se nos lembrarmos que o Boavista anda sempre nos lugares cimeiros
c) falta de comunicação e marketing

há quem diga que esta demissão de João Loureiro é apenas para fazer aparecer as vozes que se começam a ouvir.

outros dizem que esta antecipação de eleições (um mês) apenas serve para impedir que as ditas vozes tenham tempo para se organizar.

o resultado prático é haver uma eleição em Novembro.

Mas será que vai resolver alguma coisa? queira Deus que sim. mas estou céptico, muito mesmo.

14 comentários:

  1. Caríssimo:

    Será também um "branqueador"?

    Grave, grave é a existência de pouca transparência na gestão. Os sócios querem saber a verdade. José Lello está com uma batata quente entre mãos.

    Será uma manobra de diversão para silenciar os que (creio que justamente) contestam a falta de transparência da administração?

    Era bom que se soubesse a verdade sobre certas manobras. O futebol autêntico está fartinho de Loureiros, de Valentins e outros "querubins"!!!

    ResponderEliminar
  2. Ó Carlos, então é verdade que o Rui Rio é uma das primeiras causas da crise boavisteira? Eu bem desconfiava, mas não queria dizer nada para não pensarem que sou um anti-Rio obcecado. E já agora acrescento: na minha associação de protecção de piriquitos há 8 associados que não pagam quotas desde há 8 meses e tenho a certeza que é o Rui Rio que está por detrás disso. Bandido!

    ResponderEliminar
  3. Caro Douro

    Eu não acuso o rio de ser o principal culpado da crise do boavista. Aponto algumas situações que causaram problemas ao boavista. e os apoios prometidos por nuno cardoso, que era um maos largas, não foram aceites pelo rui rio. isto não é uma acusação. É uma constatação. Se quiser discutir se o rio fez bem ou mal em não apoiar o futebol, entramos noutra discussão. e descanse caro douro que o meu anti-rio não é primário como já aqui escrevi. Até sou a favor que não existam compadrios e cumplicidades entre camaras e futebol. defendi o rio pela sua postura de não subserviência com o fcp. mas se me obriga a dizer que depois roçou o exagero, direi e o meu amigo vai-me acusar de ser anti-rio. deixe lá que eu ñão me importo.

    ResponderEliminar
  4. Caro douro, cá estou eu de novo. Já leu o Público de hoje? ouviu o rui moreira ontem na RTPN? era só para saber.

    ResponderEliminar
  5. O Rui Rio não tem nada a ver com o assunto. Só para recordar, há que dizer que os responsáveis do Boavista andaram meses a dizer que o clube não precisava para nada dos dinheiros da autarquia - era uma bandeira da agremiação. Mais tarde, vieram dizer que, se os outros receberam, também queriam - comer do panelão do Estado ao mesmo tempo que se queixam do peso do Estado é uma espécie de desporto nacional com grandes resultados. E finalmente e afinal de contas, não é nada disso. Espero que o Boavista vá à falência e seja apenas mais um dos muitos que vierem a seguir - e por favor não me venham com a história do desporto para as crianças. A.F.S.

    ResponderEliminar
  6. A solução está à vista de todos. Os clubes da área metropolitana do Porto deviam reunir-se num só grande clube. Uma potência futebolística cujo desígnio principal seja a competição na chanpions league, a única que é economicamente viável e, mais importante, compensadora.

    Assumo o risco desta proposta, que para muitos será uma heresia, eu que sou "boavisteiro desde pequenino", porque é a equipa da minha zona da cidade, e foi no velho Bessa que me habituei, na minha adolescência, a saltar o muro do antigo peão e a gostar de futebol. Sou também, obviamente, e por razões que me dispenso de explicar de tão evidentes, portista. Aliás, a única ocasião em que gosto de ver o FC Porto perder é contra o Boavista mesmo que o preço seja a perda do campeonato.

    Viva o Clube de Futebol " O Grande Porto"

    ResponderEliminar
  7. Carlos, bem sei que para si o Rio não é todos os males do Boavista, mas que o Carlos o aponta, no seu post, em primeiro lugar como fonte de problemas, ai isso aponta.
    Ainda não li o 'Público' nem ontem pude ouvir o Moreira, disso me penalizo.

    ResponderEliminar
  8. Sou Boavisteiro mas tenho que dizer que infelizmente o A.F.S tem toda a razão no que diz. O Boavista, mais própriamente o seu impagável presidente, disse muitas asneiras, durante muito tempo, e isso paga-se.
    Agora, querer que o Clube mais antigo do país vá à falência, parece-me demais.
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. O que a mim me irrita, boavisteiro que sou por devoção, desde pequenino, e tradição, pelo menos desde o meu avô, o que a mim me irrita é que um clube que decidiu em AG apostar no crescimento sustentado, investir no estádio para depois se poder concentrar na equipa, beneficiou da urbanização de um número significativo de prédios em zona nobre da cidade, conseguindo apesar disso ser campeão nacional, depois tenha deitado tudo a perder... sabe-se lá porquê.

    Ou melhor, sabe-se que se partiu para a aventura do euro2004, que implicou o aumento da capacidade do estádio, sem justificação aparente e sem retornos da CMP que o justificassem; sabe-se que a gestão do futebol tem estado no mínimo incoerente, de há vários anos a esta parte, com trocas de treinadores e de jogadores a ritmos de terceiro mundo do futebol, com as correspondentes comissões a irem seguramente parar aos bolsos de quem não devia, etc. etc.

    Entretanto os Loureiros já não tem o poder que tiveram, pelo que o Boavista é frequentemente prejudicado em situações em que anteriormente era beneficiado...

    Tudo somado, espero que o clube tenha capacidade de se renovar e de recuperar capacidade competitiva, que não seja necessário ir à falência...

    E nomeadamente que o Jaime Pacheco comece a apostar mais consistentemente nos jovens - p.ex., o Bruno Pinheiro fez um jogo notável a trinco, que foi precisamente o que nos faltou no encontro com o Belenenses...

    Enfim, desabafos de um boavisteiro sofredor

    ResponderEliminar
  10. É obvio que Rui Rio não teve culpa com o que aconteceu ao BFC. O BFC reclama que os outros clubes receberam mais que eles. é verdade, mas tambem é verdade que o BFC já sabia o que ia receber e por isso não devia ter avançado com um estadio para 3 jogos no euro.
    Se os outros clubes não recebessem nada o BFC continuava com os mesmos problemas.
    Além disso mesmo o FCP só avançou para o Estadio do Dragão por ter apoios. Eles proprios admitiram que sem apoios não faziam o estadio. o BFC devia ter feito o mesmo.

    O problema do BFC foi simplesmente de gestão.

    Porque também teve direito a construir predios.

    Vendeu jogadores por muito dinheiro.

    etc etc

    ResponderEliminar
  11. Como se ser boavisteiro não fosse, só por si, problema bastante...

    ResponderEliminar
  12. O grande problema do Boavista chama-se "Apito Dourado".

    Vejam a diferença entre o Boavista antes do caso Apito Dourado (lutava pelos 1os lugares) e o Boavista depois do caso Apito Dourado (luta para não descer).
    Alguém acredita que é coincidência?!! Naaaaaaaa.

    Acabou-se o SISTEMA... e ainda bem.

    ResponderEliminar
  13. Ponham o Zé Manel Lello a presidente.
    É garantia de que o Boavista vai para a falência (ou melhor, consolida-a) e de que o Zé Manel paga aos seus credores.

    ResponderEliminar
  14. Caro António Alves.

    Só agora vi a sua posta.

    Já há um GRANDE CLUBE, uma POTÊNCIA FUTEBOLÍSTICA na cidade, demonstradamente capaz de ombrear com os outros grandes clubes da europa e mundo.

    Chama-sa FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    ResponderEliminar