O debate de ontem da RTP defraudou as minhas expectativas. Ou talvez não.
Sendo certo que não seriam apresentadas soluções milagrosas para o enorme problema do Porto e do Norte, poderiam pelo menos alguns dos participantes deixado em casa os lugares comuns e as frases feitas.
Fátima Campos Ferreira demonstrou uma vez mais que não tem nível para comandar um programa com debates que se esperam elevados. Procurar explorar a relação de Rui Rio com os jornalistas ou o FCPorto pode ter piada para "arreliar" mas não leva a lado nenhum.
Preferiria saber o que pensam fazer os empresários para criar emprego no norte, preferiria saber porque nem todas as faculdades estão unidas no mesmo programa, prefereriria saber porque é que alguns grandes empresários têm as suas sedes efectivas em Lisboa, (não as oficiais pois mentiras dessas não queremos, veja-se o BCP e o BPI criados a norte).
E claro que o Porto não se confina à cidade mas sim a uma área muito mais abrangente e que tem, ou tinha, no Porto o seu mentor económico e politico. Só que agora nem um nem outro.
A regionalização é uma parte da solução, mas se a falta de vontade se mantiver não há alternativa à derrota final.
Espera-se que um dia alguém consiga ter a visão,coragem e capacidade de agregar todas as gentes e recursos. Até lá vamos perdendo terreno.
Está a esquecer o centro de operações da OPTIMUS, que Belmiro mandou construir em Lisboa (porquê)?
ResponderEliminar