Na Madeira decorreram as eleições legislativas regionais.
O CDS/PP partiu para essas eleições com a possibilidade de ficar a 3ª força politica e de eleger 3 deputados.
Eram esses os objectivos,
mas a realidade foi bem diversa.
O CDS/PP ficou a 4ª força politica da Madeira,
o PCP ultrapassou o CDS/PP.
O CDS/PP não consegue eleger os desejados 3 deputados e baixa 1,7%.
Aliás de todos os partidos parece que o grande derrotado é mesmo o CDS/PP.
Até o PND fez o feito de eleger um deputado com a campanha do Manuel Bexiga.
Ao ponto de o candidato reconhecer a derrota e de afirmar que nenhum dos dois objectivos propostos foram alcançados.
Isto posto,
Julgo que agora e em face destes resultados importa reflectir sobre os mesmos.
O pior que pode acontecer é meter a cabeça na areia como a avestruz e fingir que nada se passou ou dar o dito por não dito.
Ora, segundo se lê no site do CDS/PP Luis Queiró considera que não houve qualquer derrota quando, curiosamente, o próprio candidato considera que houve uma derrota e que nenhum dos objectivos foi alcançado.
Das duas uma
ou Luis Queiró está tão longe que já nem sabe o que por cá se passa o que é grave pois, então, deve corrigir o que disse
ou então Luis Queiró pretende enveredar por um discurso (estilo Alvaro Cunhal) de tentativa de branqueamento da realidade
e, nesse caso, é ainda mais preocupante pois esse tipo de autismo é o pior que um partido pode fazer perante uma derrota.
A bem da Nação
importa assumir a derrota para em seguida a compreender e reflectir sobre as razões da mesma.
Compreendo que a situação seja incómoda para Paulo Portas (Madeira 2000 - 9,7%; Madeira 2004 - 7%; Madeira 2007 - 5,3%),
que não sendo totalmente responsável por esta derrota terá sempre de assumir uma quota parte da mesma,
nem que seja, pela instabilidade criada no partido durante estas eleições.
Com toda a certeza enganou-se na ilha, nas eleições, na profissão...
ResponderEliminarhttp://in-direita.blogspot.com
e o anterior presidente, o que escolheu o candidato às eleições, não tem responsabilidade?
ResponderEliminarTodos tem responsabilidade... Quer o Portas como o Ribeiro e Castro, quer, obviamente, o candidato local
JOSÉ MANUEL RODRIGUES ESTÁ AGARRADO AO PODER!!!!
ResponderEliminarDEMITA-SE!!!!!!!!! PROVE QUE SABE VER QUE CONSIGO NA MADEIRA É SEMPRE A PERDER.
JRC NÃO ESCOLHEU OS CANDIDATOS - FOI O PRÓPRIO JOSÉ MANUEL RODRIGUES QUE OS ESCOLHEU ENQUANTO LIDER (FRACO) NA MADEIRA.
DEMITA-SE
Luís Queiró sublinhou que o resultado obtido pelo CDS-PP nas eleições regionais permite ao partido "manter a força eleitoral e parlamentar" na Madeira. "Este resultado mantém intactas as nossas possibilidades de trabalhar e influir no futuro da vida política da Madeira". In site oficial do CDS-PP.
ResponderEliminarSerá para rir, ou para chorar?
Este Luis Queiró é mais carreirista e seguidista que um comuna do tempo do Dr. Cunhal a comentar eleições. E era este tipo que o JRC tinha a presidente da Mesa do Congresso. Já nem Deus nos pode valer...
Por acaso também sou dos que pensa que Paulo Portas deve assumir a derrota que o CDS teve ontem na Madeira. Não só pelo CDS, propriamente dito, como por si, enquanto presidente do CDS.
ResponderEliminarPelo CDS deverá fazê-lo porque, como diz FV Ferreira, a cabeça na areia está bem para as avestruzes mas não para um partido político que se quer maduro e consciente da realidade.
Por si deverá fazê-lo porque é isso que fazem os líderes. Assumem os desaires. Por mais incómodos que sejam e por mais pequeno que seja o seu grau de envolvimento.
Fazendo-o estará já a ser diferente, para melhor, do que o seu antecessor foi em 2 anos, para quem a culpa de tudo sempre foi de outros.
O problema é também o resultado, mas não é só o resultado.
ResponderEliminarO problema é que foi feito um verdadeiro "golpe", que deixou o CDS desacreditado, dividido, ferido, desapontado. Tudo com o argumento das eleições da Madeira. E agora o resultado é este. Mais lhe valia ter ficado quietinho.
Outra perspectiva é que ficou à vista o "poder mágico" de PPortas. Como lembra o FVFerreira, foi sempre a descer. É um poder mágico-descendente...
O prblema do CDS é que no actual contexto politico não passa de um partido de esquerda (moderada).
ResponderEliminarproblema... e não "prblema"
ResponderEliminarO problema do CDS é que, no actual contexto, está a tentar sair de um espaço em que tinha o monopólio para entrar noutro (vulgo centro-direita) em que já co-existem dois estarolas...
ResponderEliminarO problema é que o CDS deveria tentar alargar o seu espaço, em vez de ir meter o bedelho onde não é chamado...
O CDS deveria tentar convencer os eleitores do mérito das suas ideias/ideiais, e não mudar as suas ideias para agradar aos eleitores...
A tentar ganhar o centro-direita o CDS vai perder a direita por falta de comparência...
O problema é:
ResponderEliminar- Foi o pior resultado de sempre do CDS na Madeira.
- O PND teve 40% dos votos do CDS (nas legislativas teve menos de 10%)
Mas o pior foi que as eleições da Madeira foi o argumento de portas (e do CNJ) para invocar a urgencia da alteração dos estatutos pelo CN.
Afinal a irgencia na alteração deu nisto. Melhor ficar quieto.
Mas já cheira a Lisboa.
Pedro
A reacção do Drº Luis Cardona foi um misto de ridiculo e triste.
ResponderEliminarEstamos satisfeitos...Mas alguém acredita???
Drº Luis Cardona vai ter de expplicar a sua satisfaçao no Congresso.
Pedro
Ou o CDS defende os contribuintes e as famílias ou a Direita esquece o CDS.
ResponderEliminarCambada, mudem-se para o PND
ResponderEliminarA direita (pelo menos a que me incluo) já deixou o CDS (e se não deixou antes, aproveitará o lanço do resultado das recentes directas).
ResponderEliminarE, lamentavelmente para o locabiosol, não vai para o PND.
Estará no PSD a médio prazo (talvez logo que Mendes der o lugar) e, no mais curto, ajudará à abstenção.
Já foram ver o site do CDS?
ResponderEliminarTem um video com a declaração de vitoria do Paulo Portas e tem com tituli, discurso do Dr. Ribeiro e Castro!!!!!
Tanto quiseram ganhar o partido..... vejam o art. 14º do regulamento da eleição dos delegados ao Congresso.
ResponderEliminarÉ vergonhoso!!!! Assim o Partido não vai longe. Há erros imperdoaveis.
www.rumo2009.blogspot.com
Caros amigos:
ResponderEliminarVocês vêem a árvore (resultado final) mas não enxergam a floresta
(abastardamento das regras democráticas, para atingir fins eleitoralistas!)...
O Sr PR disse para "esquecer o passado", lavou as mãos, deu a entender não ter "havido nada"!
Puro engano!
Na Madeira viu-se o retrato fiel da degenerescência do regime: a "falta de ética" compensa! O desvirtuar das regras e a sensação de impunidade que grassa leva as pessoas à resignação!
Uma Lei tem que ter estatuição e cominação condigna, se o não tiver, é um Lei oca, vazia, propensa ao abuso e ao arbítrio!
O sr Presidente da República a alertar para a necessidade de não fazer inaugurações num período sensível... e o omnipotente "soba" a fazer gato-sapato dessas judiciosas considerações, rindo-se do ordenamento jurídico que estatui mas não comina de forma a tornar coercitivas certas normas.
É O RIDICULO ELEVADO AO MÁXIMO EXPOENTE!!! O POPULISMO INFRENE!!!
Quero-me rir se o Sócrates fizer a mesma coisa no próximo acto eleitoral! Criam-se precedentes gravíssimos e a democracia abastarda-se, avilta-se, o regime degenera e cai-se na "Husseinização"... com a propensão para o unanimismo!...
Honra aos vencidos (TODOS ELES!)
Aquela de usar um jornal como gigantesco "saco azul" onde todas as promiscuidades são permitidas (?), é algo de aberrante em termos democráticos! O Sr Presidente da República, ao "lavar as mãos" sobre as faltas de ética e leviandades cometidas pelos tenentes do poder está a ser pouco idóneo e não dá imagem de garantir, no futuro, o regular funcionamento de actos eleitorais, se o modus actuandi dos detentores do poder for similar!
Quem mais perdeu foi a democracia, foi o regime que se mostra cada vez mais incapaz de gerar alternância de poder, permitindo a perpetuação ad infinitum de quem viola sistemática e calculisticamente as mais elementares regras deontológicas, éticas e normativas subjacentes a um processo eleitoral com dignidade e com o mínimo de lisura.
Lamento usar tanto espaço, mas as considerações vertidas acima, culpabilizando os menos culpados (todos os oponentes de Jardim estão em desvantagem, não têm igualdadede de oportunidades)são de molde a pensar-se que ganhou o mais democrata, o mais honesto, o mais digno, quando, de facto, a vitória contemplou o mais "rasca" (usando ipsis verbis a sua terminologia...), o mais desprovido de qualidades éticas, o que mais se serviu do aparelho de Estado para impôr o seu domínio ...
Uma democracia que permite isto, não é uma verdadeira democracia!
Há que dizer "basta!"
O Sr presidente da República, ao "lavar as mãos" e não verberar publicamente os actos menos dignos perpetrados pelos vencedores, está, ipso facto, a pactuar (por omissão) neste caldo de cultura de feição totalitária que vai minando, qual cancro galopante, a essência democrática do próprio regime!
Arbeit macht frei!!!
ResponderEliminarhttp://rumo2009.blogspot.com/2007/05/castristas-no-cds-ordem-para-abater.html
ResponderEliminaruma vez que tem feito uma "certa espécie" a um amigo meu 2 afirmações do meu post e para que não fiquem dúvidas passo esclarecer:
ResponderEliminar1- Desde logo e como em qualquer texto convém ler a totalidade do mesmo pois as afirmações enquadram-se no todo e não o contrário.
2- "...de todos os partidos parece que o grande derrotado é mesmo o CDS/PP."
Sendo verdade que o PS perdeu 12 deputados e que o CDS manteve os 2 que tinha esta afirmação tem toda a razão de ser:
com efeito,
O PS já esperava perder deputados até por efeito da mudança legislativa;
O PS não perdeu todos os objectivos a que se proponha;
O CDS perdeu todos os objectivos a que se proponha;
O CDS passou para 4ª força politica com o PCP a ficar em 3ª força politica.
O PS manteve-se a 2ª força politica;
O PND elegeu um deputado, muito, provavelmente, com votos que iriam naturalmente p o cds/pp
O PSD subiu na percentagem de votos.
Pelo que,
No eleitorado que o CDS disputa o CDS perdeu em toda a linha.
E o PSD e o PND foram-lhe retirar votos.
Pior que isto só mesmo se ainda tivesse perdido um dos deputados
mas nesse caso a minha afirmação não seria
"...de todos os partidos parece que o grande derrotado é mesmo o CDS/PP."
passaria a ser: "o grande derrotado foi o CDS com um derrota equiparável ao inolvidável 7-0 que o celta de vigo deu ao SLBenfica"
Acresce ainda que,
Para um partido que tem muitos deputados perder meia dúzia representa menos do que para um partido pequeno perder um só deputados ou a hipótese de ganhar mais um deputado.
3- Quanto à responsabilidade da derrota e para que não restem dúvidas eu digo e mantenho que uma quota parte da responsabilidade é de Paulo Portas mas como é evidente uma quota parte não é de forma alguma a totalidade.
O paulo portas enfia a cabeça na areia porque assim fica com o rabinho virado para cima...
ResponderEliminarportas esteve em silencio em 2001 sobre lsiboa e depois foi aveiro dizer o nome do candidato à c~´amara de lisboa.
ResponderEliminarAgora vai fazer o mesmo.
FALE. DIGA SE ESTÁ EM LISBOA.
www.rumo2009.blogspot.com
já há algum prémio para os posts com mais rabanadas?
ResponderEliminar