quinta-feira, abril 19, 2007

Debate II

Na madrugada passada, escrivi um post com a minha opinião sobre o debate. Entre os "nortadas" sou dos poucos que apoia Paulo Portas (penso até que só eu e o Diogo Feyo é que estamos em sintonia). De qualquer forma, se em relação à liderança do CDS e ao debate de ontem não estou de acordo com os restantes "ventos", existem outras situações no partido, nomeadamente à cerca de uma maneira estar na política e modo de fazer política por determinados pessoas, que estamos totalmente de acordo. No entanto, a questão que se levanta agora é da liderança do partido.
Aliás, sobre a futura direcção, penso que o projecto de Paulo Portas poderá ter todo o sucesso se tiver ao seu lado "sangue novo" e de inquestionável qualidade. Não concordo que se afaste ninguém, porque precisamos de todos para construir uma alternativa com futuro. Agora, os modelos de partido em Portugal tal como se encontram, funcionam mal, estão desajustados com a realidade e muito longe do eleitorado. E uma das grandes qualidades que Paulo Portas tem é a leitura política e o saber que tem de mudar para evoluir positivamente. Por isso, acredito que ele esteja disposto a mudar muita coisa, a conjugar a "mão-de-obra" existente com "sangue novo", em vez de manter tudo como está. Ele é fundamental para isso, mas também vai precisar da contribuição de novas ideias e de um circulo bem mais alargardo de personalidades.

Finalmente, e já que falo em mudança, existe um "anónimo comentador" do Nortadas, que poderia acordar para a realidade e constatar que não é por escrever imensos comentários a favor de Ribeiro e Castro lhe vai dar mais força - ao meu post escreveu só 7 das 11 ventanias! Quem viu o debate, e independentemente de quem gostou mais, tira as suas conclusões. É caso para dizer que estamos perante um método de cacique ultrapassado!

4 comentários:

  1. Caro AJBarros é tempo de mudar de treinador quando ainda não foi disputado qualquer jogo?

    O treinador que saiu por força dos maus resultados foi , nas suas próprias palavras, Paulo Portas !

    Se o que interessa é o CDS, Portas devia esperar o tempo necessário para sabermos se o que RC faz é, ou não, melhor do que ele fez.

    O justo e clarificador é o CDS ir a votos com outro presidente que não Portas.

    Então saberíamos se Portas é, ou não, maior que o CDS.

    Não sendo assim, vamos andar todos enganados, incluindo Portas.

    E se a Democracia Cristã tem, em Portugal, nos dias de hoje, um eleitorado que não se revê em Portas, por todas as boas e más razões inerentes a uma personalidade que extravasa o
    Partido?

    Por isso eu digo.Deixem a Democracia Cristã ir a votos!

    ResponderEliminar
  2. Eu também acredito que Paulo Portas está disposto a mudar muita coisa.

    Por exemplo:

    1 - Acredito que Paulo Portas estará disposto a mudar as regras estatutárias do CDS, sem que tenham de se alterar os estatutos;

    2 - Acredito também que Paulo Portas está agora disposto a aceitar as eleições directas para escolha do líder;

    3 - Nada me diz que não devo acreditar que Paulo Portas está disposto, perante as alterações recentes na sociedade portuguesa, a mudar os vectores centrais do CDS em nome de uma lógica socialmente inteligente;

    4 - Mas mais, acho até que devo acreditar que o que Paulo Portas realmente pode ter querido com a sua candidatura à liderança é mesmo só mudar, suspeitando eu - inclusivamente - que ele só se lançou da forma que toda a gente viu, para, depois de uma eventual vitória, ter oportunidade de mudar ainda mais;

    5 - Admito até - mas confesso aí com menos convicção - que Paulo Portas pode ter escolhido passar voluntariamente por todas estas provações só para depois poder dar a ribeiro castro - e àqueles que seguem a sua linha - um protagonismo no CDS que de outra maneira nunca teriam:

    Não sei muito bem porquê - e tenho a certeza que acharão que eu sou um tolo e que a maioria ou a totalidade das convicções que aqui profetizo são inacreditáveis -, mas o que querem que eu faça?

    Eu Acredito!
    (Já ouvi isto em algum lado..Não?)

    Mas

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro AJ Barros
    Eu até poderia concordar Consigo, não fosse a falta de genuidade permanente do pensamento e acção do Dr. Paulo Portas. Em termos objectivos, o CDS só faz falta à politica portuguesa se for um partido de referências com principios e valores, porque senão, será o que é o pS e o PSD, um aglomerado de clientela politica à procura e disfrute das mordomias do erário público. Infelizmente, o Dr. Paulo Portas sempre me demonstrou que é este o objectivo da sua intervenção politica. Daí, Eu discordar do seu regresso, porque disso, estão os Portugueses fartos.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro amigo

    respeito como é evidente a tua opinião (divergente da minha) e não vou dizer que a tua ou a do Diogo são menos "nortada" que a minha só pelo facto de andares agora menos pelo norte (eheehe).

    falando agora a sério

    parece-me que se podem esgrimir diversas razões para apoiar um ou outro candidato e todas elas são boas até porque tanto um como o outro têm aspectos positivos e negativos.

    tal como pode ser verdade que muitos dos defensores do Portas são aqueles que dependem da politica e que por estarem em determinados lugares não os querem perder - o que não é evidentemente nem o teu caso nem o do Diogo.

    mas para mim tudo isso é secundário.

    porque a minha formação, os valores em que acredito e a minha atitude na vida impedem-me de com o meu voto apoiar a atitude vil, torpe e pouco ou nada civilizada que presidiu à tomada de assalto da presidência do CDS.

    para mim esses valores são a base sem a qual passa a valer tudo para se atingir os fins.

    e, meu caro como dizia Sá de Miranda

    "Homem de um só rosto,
    de uma só fé
    tudo ele pode ser
    mas da Corte homem não é!".

    abraços
    a ben da Nação!

    ResponderEliminar