terça-feira, abril 17, 2007

As directas do CDS

Os meus amigos Bernardo e Ventanias sentem-se aliviados por não terem que votar no dia 21 de Abril. Eu já disse mais do que uma vez que apoiava José Ribeiro e Castro pois acredito que pode fazer um bom trabalho, desde que existam as condições para isso mesmo. E basta analisar e ver algum do trabalho que conseguiu realizar apesar do fogo cerrado de que foi alvo:
- Conselho Económico e Social. Tinha sido criado no tempo de Paulo Portas e mais não foi do que um instrumento para se fazer uma cimeira em Viseu com bons efeitos televisivos.

- Rede de autarcas. A preparação das autárquicas, para as quais apenas teve meia dúzia de meses e para a qual encontrou zero de organização, e o trabalho posterior permitiu criar um funcionamento que tem agradado a todos os que nele participam. Claro que desde a primeira hora existiram os do contra.

- Boletim Económicos. Um grupo de trabalho emitiu periodicamente um boletim onde dava conta das principais linhas económicas de Portugal.

- Site. Hoje em dia o site é uma realidade informativa da actividade do partido a ele recorrendo muita e boa gente.


Estes são pequenos exemplos do esforço dos dois anos de mandato. E que mais teriam sido se não se gastasse tempo a responder a ataques. Dirás Ventanias que é curto e que pouco eco teve na comunicação social. Acredito que assim possa parecer. Mas imagina este ritmo com toda a gente a remar para o mesmo lado. Seria fantástico.

Quanto à comunicação social, o tema é recorrente e mereceria ser analisado para futuro. Os erros do passado servem também para isso.

Mas, como refere Luis Moreira num dos comentários ao teu post, deveriamos dar a hipótese de Ribeiro e Castro ir a votos. E estou certo de que isso vai acontecer, ao contrário das tuas previsões.

Por último, viste a lista de antigos deputados a apoiarem Ribeiro e Castro?

11 comentários:

  1. Tenho pena que haja gente que não vota. Tenho muita pena.

    ResponderEliminar
  2. Se vi a lista de deputados?

    São só 11 'taxis' e tal de ex-deputados e históricos.

    O que é que isso ao lado rei sol?

    ResponderEliminar
  3. O que é que isso ao lado do rei sol?

    ResponderEliminar
  4. É verdade, o Ribeiro e Castro parece ter muito jeito para secretário geral de um partido... e ainda ao menos, porque para líder do cds não tem jeitinho nenhum... mas a culpa é dos outros, que são guerrilheiros e portam-se mal com ele e não o deixam ir a votos.

    Bolas, que já estou farto das queixinhas do costume! Felizmente que o homem não tarda muito vai de "vela virada".

    ResponderEliminar
  5. Este último anónimo parece-me um apoiante do Dr. Paulo Jorge Sampaio Portas, que acha que os mandatos podem ser interrompidos a meio sem problema nenhum se for ele a interromper...).

    Quando o Dr. Jorge (Paulo Portas) Sampaio antecipou as eleições para que o PS ganhasse foi o fim do mundo.

    Agora que o Dr. Paulo (Jorge Sampaio) Portas não deixou o mandato terminar, já não tem mal nenhum.

    Tá certo!

    ResponderEliminar
  6. Percebo os seus receios, j anacoreta, que são os receios de quem se apegou ao "pequeno" poder que tem quem dirige um partido como o cds.

    Mas na questão particular que você agora pegou, não pegou o Dr. Ribeiro e Castro quando soube que o Dr. Paulo Portas se apresentou como candidato a presidente do cds. Aí, honra lhe seja, o homem agiu como tal e disse "ele que venha"... em congresso, é certo, mas "ele que venha" na mesma. E estar a meio, no princípio ou no fim do mandato não foi problema. Os receios só lhe vieram depois. À semelhança de todas as outras reacções que o senhor tem, já que funciona ao retardador. E mal!

    Respondendo à sua suposição, não sou apoiante de nenhum candidato. Mas sou por um mal menor e dada a evidente incapacidade do seu candidato se afirmar ao país, fico aliviado de a breve prazo o ver ir de "vela virada".

    ResponderEliminar
  7. não tenho nada que ver com o CDS mas, se votasse votava claramente no Ribeiro e Castro. abaixo aos oportunistas!

    pedro oliveira
    vilaforte.blog.com

    ResponderEliminar
  8. Por acaso, se eu não tivesse nada a ver com o cds também quereria que ganhasse o Ribeiro e Castro... faria como o pedro oliveira!

    ResponderEliminar
  9. Meu caro Carlos, o que vi de Ribeiro e Castro não me leva a querer apoiá-lo nestas directas, muito embora lhe tenha oferecido o meu apoio durante estes dois anos passados; mas também não me leva a querer opor-me a ele. Também por isso, mas não só, não apoiarei Paulo Portas.

    Dito isto, seria surpreendente e provavelmente muito positivo para a Democracia-cristã se Ribeiro e Castro vencesse as directas... poderia ser que daí nascesse um verdadeiro momento de reafirmação da democracia cristã, até com condições para o fermento levedar e poder vir a fazer com que o CDS crescesse...

    Mas seria surpreendente, lá isso seria!

    ResponderEliminar
  10. Ventanias

    Seria positivo e surpreendentemente se Ribeiro e Castro ganhasse???

    Então porque não votas nele?

    Não tenho duvidas que ZRC é melhor que Portas.

    Se duvidas havia esta ultima semana dissipou.
    - Uma optima Comissão Governamental
    - O apoio do CDS historico
    - Muito boa gente à volta.

    Do lado do PPortas é só ele e mais ninguém.

    Não percebo que anuncie um Governo sombra e não tenha condições para apresentar a sua equipa para o Partido.

    Não percebo que recuse debates. Qual a legitimidade para exigir debates e Socrates em periodos eleitorais se não os faz internamente

    Não percebo por recusou a COD paritária liderada por Lobo Xavier, ficando agora as decisões sob suspeita.

    Hoje já perdeu o país e se perder o debate já não segura o partido. Sente-se no ar aquele ambiente do congresso de Lisboa. Todos percebem que Ribeiro e Castro ganhou mas ninguém quer admite.

    Pedro

    ResponderEliminar
  11. Se o anónimo não tivesse nada a ver com o CDS há muito tempo, admitiria regressar com a vitória de Ribeiro e Castro.

    É isso que acontece com muitos dos que estão aparecer agora e que se julgavam já não existirem..

    Vê-se agora que o portismo os afugentou.

    ResponderEliminar