quarta-feira, novembro 08, 2006

AINDA BEM

Estou satisfeito com a vitória dos Democratas nos EUA, embora ainda não saiba se também conseguiram a maioria no Senado.
A sério, ainda bem que ganharam. Não passei a ter simpatias "liberais", mas parece-me que uma vitória republicana nas intercalares dificultaria imenso a eleição do candidato do partido nas próximas presidenciais. O meu ponto é este: se não tivesse havido agora um voto de descontentamento e de protesto, a descomprimir a enorme tensão política que existia provocada, em grande parte, pelo problema iraquiano e pelos escândalos de algumas figuras relevantes, ele iria ser dado inevitavelmente nas presidenciais. É melhor, portanto, levar um cartão amarelo agora do que um vermelho directo mais tarde.
Os Republicanos vão ter agora tempo e espaço político para recuperar e, se escolherem um bom candidato, poderão ganhar com maior ou menor dificuldade as eleições, mesmo considerando os escombros deixados por Bush. Tanto mais que a responsabilidade dos Democratas aumentou, com a maioria na Câmara dos Representantes, pelo que serão mais visíveis as suas divisões e fragilidades e, sobretudo, a ausência de alternativas políticas consistentes para a questão mais relevante neste momento: o que fazer com o Iraque. A federação democrata anti-Bush está longe de ser homogénea e, assim, dificilmente conseguirá eleger um(a) presidente. Espero.

Sem comentários:

Enviar um comentário