quinta-feira, outubro 12, 2006

Juanita Banana

Era no princípio de Outubro, quando começavam as aulas e as marés vivas, que a barraquinha da Yoplait era desmontada, tínhamos que passar mais um Inverno para tornar a comer um Juanita Banana.
Para os mais novos o nome Juanita Banana não lhes diz nada, mas para a malta da minha geração (a entrar nos quarenta) representa um dos gelados que fizeram história.
O Juanita Banana era um gelado de… banana, com sabor a banana de verdade, saboroso e barato.
Já não me lembro quanto custava, mas de certeza que era barato porque o dinheiro não abundava nesse princípio dos anos oitenta e ainda assim dava para comprar um quase todas as noites.
A dita cuja maravilha da minha adolescência era vendida numa barraquinha que era montada na praça 28 de Maio todos os verões.
Para quem não saiba a praça 28 de Maio é actualmente a esplanada do Molhe, na Foz, o nome perdurou quase vinte anos depois da revolução talvez por esquecimento ou simplesmente ignorância.
Embora toda a rapaziada já fosse para a praia do Homem do leme mal a temperatura subia acima dos 20 graus, o que podia acontecer em Abril, o Verão só começava verdadeiramente quando montavam a barraquinha no começo de Junho.
Era nessa altura que começavam as férias grandes e se podia sair à noite. Atenção que sair à noite era somente sentarmo-nos no muro da avenida a conversar sobre tudo e sobre todos (os putos ainda conversam?), ou os mais sortudos darem os primeiros beijos nos jardins de Montevideu.
Nessas noites maravilhosas de nevoeiro convidavam-se as meninas para um Juanita Banana, como quem convida para um Whisky ou um Cocktail de gambas.
Agora gosto mais de castanhas, já não tenho tanto tempo para conversar e já não faço convites a meninas, mas esta sensação dos ciclos a passar continua tão agradável como dantes.

1 comentário: