Apesar de ter terminado a euforia da selecção nacional de futebol, ainda restam algumas bandeiras espalhadas pelas janelas, penduradas em varandas e mesmo nalguns carros.
Esta euforia teve uma vantagem: o recuperar de um dos símbolos da pátria.
Lembro-me de ouvir enaltecer o brio com que ouviamos ingleses e americanos a cantar o hino. Lembro-me de ver o orgulho com que os americanos colocam a bandeira na entrada de suas casas.
Felizmente é com agrado que podemos ver o orgulho com que os nossos atletas cantam o hino (haverá algo mais emocionante do que cantar o nosso hino num estádio a abarrotar?).
Por isso julgo que seria uma boa politica governamental apanhar o balanço e fomentar os nossos principais simbolos: o hino e a bandeira.
O Hino já Paulo Portas o propos. Claro que na altura foi criticado. Depois veio Scolari e tudo mudou.
Aproveitemos então para mudar também as regras de utilização da bandeira.
Leia-se e pasme-se:
Decreto-Lei n.º 150/87, de 30 de Março
A legislação que se refere ao uso da Bandeira Nacional encontra-se dispersa e é incompleta, sendo datada, em alguns casos, do princípio do século.
.....
Artigo 3.º
1 - A Bandeira Nacional será hasteada aos domingos e feriados, bem como nos dias em que se realizem cerimónias oficiais ou outros actos ou sessões solenes de carácter público.
Mas imaginemos estes cenários:
E como ficam bem mais bonitos estes simbolos da história Portuguesa. Se necessário for aqui lançarei a partir do Nortadas uma petição, mas espero que esta ideia mereça adeptos desde logo.
Sem comentários:
Enviar um comentário