quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Velocidade e sinistralidade



Rezam as noticias que o governo quer colocar "limitadores de velocidade" durante os dois primeiros anos de carta de condução de automóvel. Acredita o secretário de estado que essa medida diminuiria a sinistralidade. Acredito também que sim. Mas antes de voltarmos ao "ovo estrelado" (que é feito desse simbolo amarelo com um 90 colado?) eu proporia algumas medidas extras:

1 - aumentar o limite de velocidade na auto-estrada em função da cilindrada dos carros - tratar diferente o que é diferente.

2 - as aulas serem verdadeiras aulas de condução e não apenas de pára-arranca e estacionamento. Quantas vezes se aventuram os instrutores para estradas nacionais ou auto-estradas? não é a condução bem diferente se estivermos a falar de auto-estradas e ruas lá da paróquia?

3 - verdadeira fiscalização do cumprimento das leis de trânsito e das principais vias. Recebo amiúde listas com zonas da A1 onde a policia se encontra, outras trazem as matrículas outras ainda as zonas onde estão os radares. A isto tudo chama-se "chico espeperto". Lamento mas eu não falo sinais de luzes a ninguém para avisar de uma operação Stop. A policia está lá para minimizar o meu risco. Eu tenho que colaborar com eles.

4 - as vias secundárias serem cuidadas como o são as auto-estradas. De preferência sem obras infindáveis. Mas alguns cuidados são urgentes.


A conjugação destes factores seria uma ajuda preciosa. E algumas das medidas demonstravam coragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário