sexta-feira, fevereiro 03, 2006

O fim da Esquerda!!!

É com uma enorme satisfação que quando analizo a nossa história recente (últimos 30 anos) me deparo com um País onde os partidos e as gentes são cada vez mais de Direita.
Digo mais, esse fenómeno é global.
Por um lado temos que todo o bloco de leste vive hoje em regimes democráticos, com economias de mercado capitalistas.
A própria República Popular da China tem-se ocidentalizada e hoje já admite algumas formas de capitalismo ainda que controlado.
Mas em Portugal as pessoas parece que esqueceram que faz pouco tempo o PS era favor de empresas nacionalizadas e hoje governa mais à direita que o PPD/PSD.
O próprio Partido Comunista é hoje menos reacionário e já percebeu (embora não o possa dizer) que a melhor forma de defender os trabalhadores é defender a iniciativa privada.
Assistimos, portanto, a um fenómeno de mutação de todos os partidos da esquerda no sentido de defesa de valores e ideias que tradicionalmente eram e ainda são bandeiras da Direita.
Mas o que é fantástico em todo este processo é a forma como em Portugal a esquerda através do domínio da informação tem sabido branquear esse seu pecado original e a Direita não tem conseguido erguer essa bandeira.
Por força disso, temos que o eleitorado julga que vota conscientemente à esquerda quando na realidade vota (in)conscientemente à Direita e, desta forma, temos hoje um país que embora na forma mantenha a mesma estrutura eleitoral/partidária na sua substância é um País mais à Direita.

A bem da Nação!

Sem comentários:

Enviar um comentário