domingo, fevereiro 12, 2006

Caricaturas

Em toda esta polémica das caricaturas de Maomé esteve sempre a discutir-se, na minha opinião, o acessório. Pode ser interessante discutir se os caricaturistas Dinamarqueses podiam ou não ter publicado as caricaturas, se deviam ou não tê-lo feito, se os crentes no Islão tinham legitimidade em reagir violentamente, mas para mim não é isso que interessa neste caso.
Na minha perspectiva o que interessa ver é que motiva tanto a publicação das caricaturas como a reacção violenta.
Nos ultimos anos temos assistido de forma muito visível a um choque de culturas que se tem expressado pela violência. A visão que o mundo àrabe tem do ocidente é negativa e representa para esse mundo um choque cultural e religioso. Este choque tem sido habilmente aproveitado por extremistas para conquistarem o poder em diversos países. Por esta via o Ocidente tem sido visto como uma ameaça à forma como cada crente no Islão vive. Esta perspectiva tem sido dramatizada pela via religiosa e torna-se fácil eleger o Ocidente como o alvo a abater.
A reacção a esta realidade é a forma como o Ocidente vê o Islão. É frequente ver perspectivas que desvalorizam a sua cultura, estranham os seus hábitos e mesmo os consideram uma ameaça a forma de vida do Ocidente. É cada vez mais frequente confundir-se Islão com terrorismo. Neste caso a diferença (substancial) é que os governos ocidentais não utilizam estes factos para ganharem apoio das suas populações.
O caso das caricaturas resulta destes sentimentos e foi aproveitado por extremistas. O que está a acontecer é o inicio de uma guerra de culturas fomentada por quem necessita de ter um inimigo credível para se sustentar no poder. Falo desses governos extremistas que utilizam o Islão para se sustentarem (Irão e Siria por exemplo).
Depois disto, seguir-se-ão outras questões (aparentemente menores) que ajudarão a aumentar o nível de agressividade para com o Ocidente.
Como é que o Ocidente tem de reagir?
Na minha opinião deve procurar laços de proximidade com governos moderados de países Islamicos. Uma confrontação será sempre entendida com um reforço à ideia que o ocidente é uma ameaça. Durante esta polémica vimos lideres Islamicos a reclamar de forma pacífca e a não apoiar a violência. Deve ser com estes que o Ocidente deve criar laços de proximidade.
Acredito que a maioria dos crentes do Islão é pacífica e quer melhorar o seu modo de vida. O Ocidente tem uma responsabilidade neste ponto. A bem da paz e da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário