sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Assembleia da República: Discurso de despedida do deputado Miguel Anacoreta Correia


Ontem estive a Assembleia da República a assistir ao discurso de despedida do deputado do CDS, Eng. Miguel Anacoreta Correia. Dada a minha grande admiração e amizade por ele, e para não ser acusado de falta de neutralidade, prefiro, aqui, subscrever o que me dizia um jornalista muito conhecido da nossa praça: "hoje assisti a um dos momentos mais marcantes do Parlamento".
Foi um discurso comovente, aplaudido de pé por quase todas as bancadas parlamentares - BE e PCP bateram palmas sentados - mais virado para o futuro do que para o passado.
Posteriormente, o ministro dos Assustos Parlamentares, o presidente da Assembleia da República e cada um dos líderes parlamentares fizeram a sua intervenção, e, aqui, estiveram todos de acordo quanto ao modo como falaram do Eng. MAC: Foi um deputado (e governante) com um grande serviço público prestado ao país. Prestigiou sempre o trabalho parlamentar. Uma pessoa com uma acção muito relevante em relação à independência de Timor e aos assuntos ligados à Lusofonia. Político trabalhador, de acção e sempre com uma matriz concretizadora. Uma pessoa séria, ponderada e com muito respeito pelos adversários políticos.
O Eng. MAC não deixa a política, apenas o Parlamento, visto que "é reduzido o tempo de que disponho para cumprir e harmonizar, com o rigor que a mim próprio imponho, a minha vida pessoal e política. Nestas circunstâncias, entendi que o melhor era optar e, sendo adepto convicto da renovação política, não me foi difícil a escolha, apesar do desconforto que será deixar o vosso convívio e o ambiente único desta Casa. (...) Isto não seria compatível com as responsabilidades que o mandato de Deputado nos exige."
Um grande exemplo para o país e para a classe política.

Sem comentários:

Enviar um comentário