Se Fátima, Avelino, Isaltino, ou Valentim ganharem as respectivas câmaras, a responsabilidade tem que ser partilhada com os eleitores, é preciso que se diga.
Todos os eleitores sabem em quem votam, a comunicação social tem dado bastante destaque a estes candidatos (em detrimento de outros), por isso não há desculpa para dizerem que não sabem em quem vão votar.
E se sabem em quem vão votar, os processos que têm, e os cambalachos em que se encontram envolvidos, porque é que ninguém diz que em última análise a culpa é das populações, que apesar de tudo vota neles.
Eu sei porquê, ninguém gosta de chamar broncos aos seus compatriotas, mas é disso que se trata, de broncos. Não são broncos por serem da província, Oeiras e Gondomar são cidades de grandes áreas metropolitanas, são broncos porque somos um País atrasado.
Ninguém tem coragem para dizer que em Amarante está-se tudo nas tintas para os processos do Avelino, o Homem fez não sei quantos pavilhões gimnodesportivos (para nada, mas não interessa), tem obra feita, é um verdadeiro Homem com eles no sítio.
Os Felgueirenses estão-se borrifando para a fuga da sua Evita, é uma figura nacional, tem carisma, é uma mulher de armas, contra tudo e contra todos.
Por sua vez o Homem do charuto, em Oeiras, que mal fez, tem lá culpa do táxi do sobrinho facturar acima da média, tudo calúnias.
Entretanto na cidade capital da ourivesaria, o Major pôs Gondomar no mapa, levou lá o metro, e dá frigoríficos ao pessoal.
Eles, os candidatos, fazem o seu papel, tentam safar-se, nós é que temos de fazer o nosso, dizer alto e a bom som que quem lhes der o poder está a ser conivente com esta tristeza.
Sem comentários:
Enviar um comentário