A grande questão que se levanta é, o que faz o PP no dia 21 de Fevereiro. O que eu gostaria é diferente do que se pode passar. Eu gostaria que tivesse um governo de maioria absoluta do PP. Mas infelizmente não parece que isso possa acontecer. Assim sendo o que fará o PP no dia 21 tem 4 variantes possíveis:
1 - O PSD é o partido mais votado
esta hipótese ainda se pode colocar. faltam 18 dias e já muitas previsões falharam redondamente e aquilo que hoje é uma irritação com Pedro Santana Lopes pode acabar com um voto no PSD por uma incapacidade de votar PS.
assim sendo o PP forma governo com o PSD como está acordado.
2 - O PS é o mais votado mas existe uma maioria PSD/PP
o presidente da república deveria demitir-se e tinha um sarrabulho dos antigos. entraremos num período de grande instabilidade politica.
3 - O PS tem maioria absoluta
não passa nada. O PP será calmamente oposição.
4 - O PS não tem maioria absoluta
ficou para o fim a mais possível das situações. e a mais complicada de gerir por parte do PP.
aqui várias hipoteses se perfilam:
a) serve o BE para fazer a maioria e Sócrates quer esse apoio
b) serve o PP para fazer essa maioria
aqui teriamos três novas hipóteses.
I) o PP faz um governo com o PS
II) o PP faz acordos parlamentares com o PS viabilizando o governo pontualmente
III) O PP é oposição pura e dura
Nestes dois cenários a minha opção é claramente a segunda, acordos pontuais nas grandes questões, abstendo-se nas restantes. Era uma posição responsável. Era o sinal que deveria ter sido dado na campanha. O voto útil. Aguardemos então.
nota: este texto foi escrito no dia 2 de fevereiro como se pode depreender pelos dias que ainda faltavam para a votação. tinha ficado em draft e só hoje lhe dei a ver a luz do dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário