segunda-feira, janeiro 17, 2005

Rescaldo do Benfica - Boavista

É duro, mas é verdade. O boavista este ano deu-se mal com as idas aos clubes da 2º circular. Sei que o CAA no Blasfémias culpa o árbitro pelos 4 a seco (estranho ver um portista ferranho vir em defesa do boavista mas o mundo está muito esquisito), mas infelizmente se houvesse alguma culpa a atribuir ao árbitro, essa seria muito pequena. O grande culpado desta derrota foi quem armou a equipa. No meu humilde ponto de vista, treinador de bancada há já muitos anos e sem pretensões de o deixar de ser, aqui ficam algumas notas sobre o jogo de ontem:

1 - a equipa do Boavista.

começar um jogo com 3 defesas centrais, 2 laterais e dois médios defensivos é uma tática com a qual o boavista se tem dado mal.

acresce a isso o facto de resolver jogar com um ponta de lança, hugo almeida, que necessita ser servido por cruzamentos das linhas de fundo e não de pontapés para a frente. para isso existe o cafu. se Pacheco queria jogar no contra ataque puro e duro jogava com o cafu. se queria fazer uso da força e cabeça de hugo almeida armava uma equipa de ataque, com tonito no lugar de lucas e subia o helder rosário.

repare-se que o penalty é cometido no centro da área pelo defesa esquerdo, milhazes. que confusão que ali ia.

quando o zé manel é expulso porque não mete pacheco o joão pinto? estou certo que obrigaria a pelo menos uma marcação homem a homem, o que poderia prender 1 a 2 jogadores do benfica. não é isso que pacheco faz, mantendo o menino de ouro no banco.

ou seja, o boavista perde logo na forma como encara o jogo. Acredito que os jogadores não novos e os ambientes e a responsabilidade de jogar para o primeiro lugar pode pesar muito. Pior fica quando lhes mostramos que estamos ali para perder por poucos. normalmente perde-se.

2 - o árbitro

favoreceu o boavista no lance do miguel aos 2 minutos. depois marcou uma ou outra falta à entrada da área a favor do benfica que deixou a desejar.

nos cartões amarelos poderia ter mostrado alguns aos jogadores do benfica:

1 - o estalo de petit na cara de tiago, seguido de uma entrada violenta de giovanni e no seguimento dessa jogada toda, o nelson simula uma queda e leva um amarelo. para trás ficaram 2 por motrar.

2 - e o que dizer do penalty por marcar contra o benfica, no lance em que o miguel empurra dentro da área o Diogo? a bola estava em jogo e o diogo ia atrás dela.

3 - quanto à expulsão do zé manel não sou mosca.

enfim, lá vamos nós ao Nacional com menos 5 jogadores. pode ser que assim jogue o João Pinto, o Tonito e o João Pedro.

é futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário