Sondagens...Será que Pedro Santana Lopes(PSL) tem razão???!
Acaso terá viabilidade uma demanda judicial contra as empresas de sondagens? Será que os estudos de opinião são devidamente "encomendados" e os resultados - eles próprios - objecto de manipulação? Creio que não.
PSL discorre contra as sondagens, mas não diz aquilo que quer dizer. Criou um facto político - irrelevante para a nação - mas que não é inócuo para o decurso da campanha eleitoral. Mais uma vez se vitimizou...todavia aquilo que não diz mas que se percebe nas entrelinhas é verdade. E tem razão.
As sondagens são manipuladas... não pelas empresas respectivas, mas pelos órgãos de comunicação social. Este é um facto inelutável e que não carece de demonstração. A pressão criada com o desfecho eleitoral, cada vez mais próximo; o aparente efeito bola de cristal que se atribui a este método de "adivinhação" dos "scores" eleitorais; a necessidade de criação de uma onda laranja ou rosa, ou seja de uma dinâmica de vitória; e sobretudo a dependência absoluta das lideranças actuais de tudo o que seja mediaticamente relevante - a afectação do êxito aos consequentes índices de exposição - tudo isto está dependente das sórdidas sondagens. E os partidos, no afã delas quererem desdenhar, ficam reféns sem resgate das mesmas. Elas são, pois, um manancial para deleite dos órgãos de comunicação - a especulação. Que as usam para se servirem, a seu bel prazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário