segunda-feira, novembro 08, 2004

As agências de comunicação

Depois da censura e da tese das cabalas eis que o fogo se vira contra as agências de comunicação. Fernando Lima, o ex-director do DN e ex-assessor de imprensa de Cavaco, acusa-as de serem as responsáveis pelo seu despedimento (terá equacionado se foram elas quem lhe arranjaram o emprego?) e agora ouvi Emidio Rangel vociferar forte e feio contra elas. Acusa-as dos maiores males do mundo, de mentirem para salvar a cara de quem lhes paga, de pagarem a jornalistas em troca da publicação de uma noticia elogiosa ou da não publicação de uma noticia confrangedora para os seus clientes.

Analisemos então e começando pela última acusação:

1 - as agências de comunicação pagam a jornalistas. isto é crime e deve ser punido. Se Emidio Rangel tem provas disso o que tem a fazer é denunciar nomes à Policia. Se não, cá vai mais areia para os olhos do povo.

2 - as agências procuram a publicação de noticias favoráveis. Parece-me normal ser esse o seu trabalho e o procurarem fazer a bem do seu cliente. Tal como um barbeiro procura que o corte de cabelo melhore o aspecto do seu cliente, também as agências de comunicação procuram o mesmo. No fundo, utilizando outros meios, é o que a publicidade procura fazer.

3 - impedir a publicação de noticias desfavoráveis ao seu cliente. Parece-me normal que o procurem, fornecendo novos elementos que atenuem essa imagem negativa que a notícia poderia transmitir. Cabe ao jornalista em última análise perceber se tem ou não notícia com os elementos que tem em mão.

4 - tal como outros agentes económicos ou sociais, devem as agências de comunicação serem alvo de escrutínio e punidas quando pisam a linha. O que não podem é ser acusadas por quem delas fez uso em tempos e agora aparece como virgem ofendida.


Em Portugal existem leis. Façam-nas cumprir. Tudo isto seria mais claro e o ambiente que respiravamos muito mais saudável.

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