terça-feira, setembro 07, 2004

Não tenho problemas em assumir

Se eu fosse Americano votava no Kerry.
Votava porque não confundo firmeza com teimosia, porque vivemos uma época de demasiadados extremismos (e mais um na Presidência não ajuda em nada o mundo) e porque Bush se meteu em tanta confusão a nível internacional que ele já é parte do problema e não da solução. Para além disso se fosse Americano sabia que os Democratas são melhores a governar as questões internas do que os Republicanos (em especial a economia).
É que nos EUA os dois partidos não representam a direita e a esquerda tal como a vemos na Europa. Em termos económicos os dois partidos são mais próximos daquilo a que chamamos direita na Europa. Nenhum deles defende por exemplo que o sector da saude deve ser do Estado, o que os transportes devem ser subsidiados (bandeiras dos Socialistas pela Europa fora). A Economia Americana é muito mais aberta que a Europeia.
A maior diferença está naquilo a que eles chamam o apelo aos valores conservadores dos Americanos (defendido pelos Republicanos) e o apelo aos valores mais Liberais por parte dos Democratas.
Isto serve de resposta ao Blog http://barnabe.weblog.com.pt/ e ao que o Daniel Oliveira lá escreveu. Ele perguntava se os blogs de direita tinham uma posição clara quanto às eleições Americanas. Aqui está a minha resposta. E não deixo de ser de direita por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário