São três, não são os mosqueteiros nem os irmãos Dalton pois esses são 4. José Sócrates foi o primeiro a abrir o jogo. A esquerda pura e dura fez avançar Manuel Alegre. João Soares foi o último a avançar em "nome da esquerda". Temos animação para os lados do largo do Rato. A comunicação social vai viver agitada nos próximos tempos.
Mas não creio que todos cheguem ao fim do processo. Sócrates sim que tem ambição. A minha dúvida está em saber como é que a chamada esquerda socialista vai descalçar a bora em que se meteu. É que se a Manuel Alegre falta vontade, isso ficou patente no processo, sobra a João Soares mas falta-lhe estatura (é dificil descolar da ideia de filho do pai).
Esta divisão parece beneficiar Sócrates, até porque tem o apoio do aparelho socialista (Coelho) e o apoio mediático, que Alegre ainda vai podendo gozar mas faltará certamente a João Soares.
Em termos de ideias, o vazio vai-se manter. Os discursos serão feitos para o interior do partido em busca do voto do militante desconhecido.
Com tudo isto agradece Santana e os seus ministros que têm assim até finais de Outubro tempo suficiente para arrumar a casa. Quando os socialistas acordarem vão apanhar o país em campanha eleitoral a sério. Coitados.
Sem comentários:
Enviar um comentário