Hoje foi publicada mais uma sondagem. As EMPRESAS, as que a encomendaram - DN; TSF - e a que a realizou - Marketest, são EMPRESAS cujo nome é muito respeitado (merecidamente) no MERCADO. Aliás, o «meu» jornal é o DN e a «minha» rádio para ouvir notícias é a TSF.
No entanto, este tipo de sondagens publicada hoje, tais como a grande maioria das sondagens publicadas no passado por estes e outros órgãos de Comunicação Social, continuam a apresentar na grande maioria das vezes resultados absurdos. Quem não acreditar, que compare com os resultados das eleições desde, por exemplo, de 1999 até aos nossos dias.
Sobre a última:
Alguém acredita, alguém que tenha a mínima consciência política, que o PS poderia vencer, poderia eleger o primeiro-ministro, quando o seu líder é o político português menos popular! Será que é verdade que, segundo as sondagens, a grande maioria dos portugueses não gostam, ou não acham que ele tem valor suficiente, ou não confiam, etc., no dr. Ferro Rodrigues e na hora da eleição vão votar nele?!
Outra análise: o BE. É daqueles casos que me fazem pensar. O BE tem sempre sondagens com intenções de voto superiores ao dobro e triplo do que depois, na hora da verdade, são os seus resultados!! Das duas uma, ou quem faz as sondagens gosta muito desta rapaziada, ou, então, quando chega à hora da cruz as pessoas não lhes reconhecem assim tanto valor como dizem.
Do PCP não vale a pena tecer qualquer comentário, porque deve ser a sondagem mais previsível de elaborar, são sempre os mesmo, com tendência para à medida que os anos passam para o seu eleitorado ir diminuindo. Aliás, o PCP ou «actualiza» radicalmente as suas ideias, porque a Cortina de Ferro já caiu há alguns anos - apesar de muitos deles quererem quase que nos mostrar que isso é uma ilusão de óptica nossa – ou daqui por 10/15 anos é um partidos residual.
Finalmente, o CDS. A este partido de direita sucede precisamente o contrário do BE: tem sempre sondagens baixíssimas e quando chega às eleições os resultados não têm nada de semelhante. Por exemplo, em 1999, para Eleições Europeias, o Expresso publicou em plena campanha uma sondagem que dava ao CDS 0.8%!!! Pois foi, a vontade era tanta de o fazer desaparecer que não fizeram por menos. O resultado final foi, somente, 10 vezes superior!!! Pouca coisa... Será que alguém que acredite que o CDS poderia ter menos que o BE??!! Só se for por tanta vontade de muitos jornalistas de esquerda que o nosso país tem.
Aguardo por ventos de mudança neste MERCADO, para que eu um dia possa comprar o jornal, possa observar a sondagem, e me seja permito fazer uma análise real do que as pessoas pensam sobre a nossa política nesse momento. Até lá, passo pelas sondagens como fosse «vinha vindimada»!!
Sem comentários:
Enviar um comentário