quinta-feira, abril 08, 2004

Paixão de Cristo

Vi o fime e gostei muito. Admito que esta minha afirmação possa escandalizar um "novo politicamente correcto", mas tenham paciência e por uma vez sejam imparciais.

O filme corresponde a uma versão cinéfila dos textos da Bíblia relativos às últimas doze horas de Jesus Cristo. Aproveito aliás para aconselhar a todos que queiram um exercício. Leiam os texto do Novo Testamento depois de verem o filme. Poderão então notar que o filme corresponde a uma versão própria das páginas escritas.

Para aqueles que como eu têm fé cristã o filme é muito marcante. É possível que assim não seja para outros que não professam a mesma religião, mas isso não cria nenhum espaço especial para críticas injustas como a de violência gratuita, ou a de anti-semitismo.

Em primeiro lugar, a paixão, de acordo com as descrições conhecidas foi violenta - e nessa precisa medida o filme não é leve e a mim sinceramente impressionou-me. Em segundo lugar, o papel que é concedido aos judeus também corresponde à narativa conhecida e nada mais é do que isso.

Por fim, é importante relembrar que há vários filmes que têm a Bíblia por base. Não entendo qual a razão da polémica à volta deste em específico. Infelizmente talvez sejam os sinais dos tempos em que avultam algumas posições extremadas que aproveitam toda e qualquer ocasião para expressar e difundir um certo sentimento anti-religioso.

Pela minha parte apenas entendo que é pena que certos extremismos sejam entendidos como naturais. No entanto, não escondo que esses tipos de opinião apenas me incentivam a continuar a expressar sempre e sem complexos a minha opinião. Desta forma sinto que cumpro um imperativo de participação cívica, tentando contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais tolerante.

Aproveito a ocasião para desejar a todos os leitores do Nortadas uma boa Páscoa esperando que nos voltemos a encontrar na Segunda-Feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário