terça-feira, janeiro 20, 2004

Ambição

Desculpem-me os concorrentes Portugueses ao Dakar 2004 mas não me ocorre outro exemplo para ilustrar a pequena ambição ao encarar desafios que normalmente assistimos. Não questiono a dificuldade da prova, nem questionarei que em qualquer desafio o simples facto de estarmos preparados para o enfrentar ser um sinal positivo. Mas agora, bom resultado é chegar ao final? Bom resultado é apenas enfrentar o desafio?
Dir-me-ão que somos pequeninos, pobres a lutar contra orçamentos maiores e que não havia hipoteses de ganhar. Este é a justificação normal para tudo o que fazemos. Não crescemos mais porque somos pequenos, não investimos mais porque não temos dinheiro, não temos um serviço público melhor porque não temos dinheiro e dá muito trabalho.
O que eu tenho a certeza é que as metas que traçamos fazem parte da ambição que temos. Que nem sempre as equipas maiores e com mais dinheiro ganham e que a vontade vale mais que o melhor orçamento.
Deixemos de olhar para as nossa limitações como justificações para pequena ambição e tenhamos coragem de traçar maiores objectivos, mesmo que, no final, tenhamos de ter a humildade de dizer que perdemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário