terça-feira, março 18, 2008

Teste de sociabilidade para cães

Depois de escrever o post anterior fui-me actualizar ao Portugal Diário e lá diz que a Associação Pit-Bull Oeste defende, em alternativa à proposta do Ministro da Agricultura, que os cães perigosos sejam submetidos a um teste de sociabilidade que lhes permita andar na rua sem açaime e pagar um seguro mais barato. Como tive dúvidas sobre o que é um teste de sociabilidade para cães, fui ver, e achei a ideia inspiradora. O primeiro teste é designado por “atender ao chamamento” (atracção por pessoas) e avalia a sociabilidade e a treinabilidade do animal. O site diz para colocar o bichinho (que pode ser uma coisinha tão amorosa como um Pit Bull) no chão em local desconhecido. Depois recomenda, e passo a citar: “afaste-se aos poucos (até uma distância de 1,20m) e agache-se. Chame-o com um tom de voz alegre e de forma afectuosa, batendo palmas (suavemente). Observe sua reacção:
1. O cão vem logo, animado, e salta e morde a mão do examinador. (1 ponto)
2. O cão vem logo, animado, bate com a pata no examinador, lambe a mão. (2 pontos)
3. O cão vem logo, animado, mas não se encosta ao examinador. (3 pontos)
4. O cão vem logo, sem mostrar ânimo. (4 pontos)
5. O cão vem hesitante. (5 pontos)
6. O cão não vem. (6 pontos) - Se o cão apresentou essa reacção, visando os próximos testes, deixe o cão cheirar sua mão, acaricie-o e converse com ele de forma encorajadora para despertar-lhe a confiança."
Não é lindo? Eu só acrescentava uma sétima e derradeira hipótese:
7. Ao ouvir uma voz alegre e afectuosa o cão vem logo, animado, salta e engole o examinador (7 pontos).

2 comentários:

  1. Uma mijinha na perna do examinador não dará direito a 8 pontos? Essa altruísta atitude dos canídeos costuma ser interpretada, pelos apreciadores, como alto sinal de sociabilidade!

    E se o examinador for também avaliador de professores, outra espécie considerada como potencialmente perigosa, a coisa não iria aí aos 10 pontitos?

    ResponderEliminar
  2. "(que pode ser uma coisinha tão amorosa como um Pit Bull)" Lamento este modo de pensar, tenho 3 cães rafeiros (pitbull em Portugal não é raça...) Logo são rafeiros... Nenhum é agressivo, nenhum é "perigoso" e sim são amorosos. E coisinha não são, coisinha é a falta de tacto e de sapiência deste comentário. Eu tb sou amoroso tenho 1,90M e 100 Kg... Quanto a lei não é nova, O tio Hitler tb tinha ideias destas com um povo muito maltratado pela história, mas esses ainda podem responder os cães não...

    ResponderEliminar