sexta-feira, janeiro 26, 2007

VINHAIS - 8 A 11 Fevereiro

Depois da já afamada Feira do Fumeiro de Montalegre avizinha-se a Feira do Fumeiro de Vinhais
http://www.olhares.com/fumeiro_de_vinhais__lagarelhos/foto999971.html

Para os apreciadores destas andanças aqui fica a sugestão para um bom fim de semana e já agora para ir abrindo o apetite:

CHOURIÇA DE CARNE DE VINHAIS (IGP)Também denominada localmente por linguiça de Vinhais, é um enchido de carne e gordura de porco de raça Bísara ou cruzamento desta raça, cheia em tripa delgada de porco ou de vaca. A carne e a gordura são devidamente condimentadas com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau e louro. Deve consumir-se crua, assada ou cozida, dependendo do tempo de cura.
ALHEIRA DE VINHAIS (IG)Enchido fumado, obtido a partir de carne de porco de raça Bísara ou cruzamento desta raça, pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes, condimentada com sal, alho e colorau. É constituída por uma pasta fina na qual se podem aperceber pedaços de tamanho reduzido (carnes desfiadas), cheia em tripa delgada e seca, de vaca. Deve consumir-se assada.
BUTELO DE VINHAIS (IG)Enchido fumado, obtido a partir de carne, gordura, ossos e cartilagens, provenientes das partes da costela e coluna vertebral de porco da raça Bísara ou cruzamento desta raça, cheios em estômago ("bucho"), bexiga ou tripa de intestino grosso do porco ("palaio"). As carnes com os ossos e as cartilagens são devidamente condimentadas com sal, alho, colorau, louro, água e vinho branco ou tinto da região. Deve consumir se cozido. ido (carnes desfiadas), cheia em tripa delgada e seca, de vaca. Deve consumir-se assada.

Sem comentários:

Enviar um comentário