quinta-feira, outubro 03, 2013

AINDA BEM


Rui Moreira na noite das eleições referiu no seu discurso que quem elege o Presidente da Câmara do Porto são os cidadãos do Porto.

Estou de acordo. Quem seguramente não elege o Presidente da Câmara do Porto, por muito que possa eleger presidentes da república como dizia o Rangel, é a comunicação social.

Não me lembro de ver uma campanha tão mal tratada pela comunicação social, ou nem sequer tratada, como a do Rui Moreira. Não me refiro apenas aos canais de televisão, que tiveram as vicissitudes que se conhecem, mas sobretudo aos jornais, nomeadamente o Jornal de Notícias e o Público. Ou não levavam a sério a candidatura, diminuindo-a, ou pura e simplesmente não falavam dela, como se não existisse.

E este tratamento, note-se, era sistemático, não variava consoante os dias ou as oscilações das acções de campanha. Era óbvio que o ambiente era intencionalmente hostil.

Não se entendem as razões para esta circunstância. Admito que os jornalistas não consigam dominar as suas opções políticas e usem o jornal onde escrevem para as manifestar.  Não deixa de ser sintomático, por exemplo, que ao longo de toda a campanha alguns se tenham referido permanentemente a Rui Moreira como o candidato independente apoiado pelo CDS, com intenções óbvias, e na 2ª feira com a mesma tranquilidade afirmassem que o CDS se queria colar à vitória de Rui Moreira.
 
O resultado foi, portanto, nefasto para alguma comunicação social e ainda bem.
Esta minha constatação não é uma lamúria ou uma recriminação. A verdade é que o mundo mudou muito e neste aspecto não me parece que tenha mudado para pior: hoje as campanhas eleitorais locais não são sensíveis aos alinhamentos políticos dos jornalistas, às febras ou às pandeiretas.

4 comentários:

  1. Meu Caro
    Cá para mim ainda bem que a comunicação social pouco falou da campanha do RM...
    Ab, FRF

    ResponderEliminar
  2. Não deixas de não ter razão. Mas não adianta discutir isto. Quero é que corra muito bem ao RM

    um abraço

    JAC

    ResponderEliminar
  3. a parte do Publico deve ser brincadeira... o jornal ao longo da campanha fez quase 100 noticias a criticar o Menezes. o jn era o jornal de campanha do Menezes, mas o publico era o jornal de campanha do Moreira

    ResponderEliminar
  4. o povo não elegeu o PS para governar e está lá com 3 vereadores !!!

    ResponderEliminar